Redes de dados e Comunicação
Por: bruno.soares • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.646 Palavras (15 Páginas) • 241 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SP - SANTO ANDRÉ
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Rodrigo Alves da Silva RA: 8636269161
Bruno Gomes RA: 8490224571
Matheus Santos Cecilia RA: 8487206043
Luiz Fernando RA: 8061786178
Vanderson Pedroso RA: 8206965575
Lucas Azevedo Braz RA: 8206978081
Rede de Dados e Comunicação
SANTO ANDRÉ
2015
Rodrigo Alves da Silva RA: 8636269161
Bruno Gomes RA: 8490224571
Matheus Santos Cecilia RA: 8487206043
Luiz Fernando RA: 8061786178
Vanderson Pedroso RA: 8206965575
Lucas Azevedo Braz RA: 8206978081
Rede de Dados e Comunicação
Atividade Prática Supervisionada de Rede de Dados e Comunicação da Unidade Uniabc.
Orientador(a): Profº Marco Antônio
SANTO ANDRÉ
2015
SUMÁRIO
- CONCEITOS BÁSICOS DE REDE DE COMPUTADORES E INTERNET........01
- DIFERENÇA ENTRE INTERNET E INTERNET 03
- EXEMPLOS DE REDE DE COMPUTADORES 04
4 COMPONENTES DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO 07
5 CAMADA FÍSICA 08
6 CABEAMENTO METÁLICO, ÓPTICO E COMUNICAÇÃO WIRELESS........ 08
7 CAMADAS DE ENLACE DE DADOS..............................................................10
8 SUBCAMADA DE ACESSO AO MEIO............................................................10
9 CAMADA DE REDE.........................................................................................10
10 ROTEAMENTO.........................................................................................,,,....11
11 ENDEREÇAMENTO..................................................................................,,,....11
12 CAMADA DE APLICAÇÃO (DNS, SMTP, FTP E HTTP)..........................12...13
REFERÊNCIAS 14
- CONCEITOS BÁSICOS DE REDE DE COMPUTADORES E DA INTERNET
Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Redes de computadores estabelecem a forma-padrão de interligar computadores para o compartilhamento de recursos físicos ou lógicos. Esses recursos podem ser definidos como unidades de CD-ROM, diretórios do disco rígido, impressoras, scanners, placa de fax modem entre outros.
LAN (Rede Local)
É um grupo de computadores e dispositivos associados que dividem uma mesma linha de comunicação e, normalmente, os recursos de um único processador ou servidor em uma pequena área geográfica.
WAN (Rede Extensa)
É uma Rede Geográfica com uma estrutura mais ampla de telecomunicação de uma LAN. Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão.
O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) é a Placa de Rede, cujas velocidades padrão são 10mbps e 100Mbps (Megabits por segundo).
Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB (lê-se “Rabi”), que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub não é um computador, é apenas uma pequena caixinha onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça.
Quando a rede é maior e não se restringe apenas a um prédio, ou seja, quando não se trata apenas de uma LAN, são usados outros equipamentos diferentes, como Switches e Roteadores, que funcionam de forma semelhante a um HUB, ou seja, com a função de fazer convergir às conexões físicas, mas com algumas características técnicas (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas) diferentes dos primos mais “fraquinhos” (HUBS).
O termo Internet é muito utilizado para descrever uma rede onde tudo se pode e tudo se consegue. Essa popularização se deve à sua larga utilização por usuários com ou sem experiência na área de Informática, ou seja, qualquer pessoa com um computador conectado a um modem, com uma identificação e uma senha válida, pode navegar pela rede. A Internet trouxe a todas as áreas a possibilidade de compartilhar conhecimento e muito entretenimento.
Neste meio, mesmo os que não estão adaptados ao mundo da informática devem ser capacitados a diferenciar e entender alguns dos termos utilizados pelos programas especializados, isso porque, no momento em que se conectam a uma rede, os usuários podem se ver diante das seguintes dúvidas: qual a diferença entre Internet e internet, o que significa URL, WWW, HTTP, FTP, Internet 2, entre outros termos usuais.
- DIFERENÇA ENTRE INTERNET E INTERNET
A diferença gráfica entre as duas palavras é bastante sutil, entretanto, é essencial que se faça a distinção entre seus significados. A Internet, com o “I” maiúsculo, refere-se à rede que começou sua vida, como a ARPANET, e continua como, grosseiramente falando, a confederação de todas as redes TCP/IP interligadas direta ou indiretamente. Nesta interligação, temos os backbones TCP/IP comerciais norte-americanos, brasileiros, europeus, redes TCP/IP regionais, redes TCP/IP governamentais, sendo todas interconectadas por circuitos digitais de alta velocidade. A internet com inicial minúscula, por sua vez, é simplesmente qualquer rede feita por múltiplas redes menores, usando o mesmo protocolo de comunicação. Uma internet não precisa obrigatoriamente estar conectada à Internet, nem necessita usar o TCP/IP como protocolo de comunicação. Existem ainda internets isoladas de corporações, conhecidas como Intranets ou Extranets. Uma Intranet é uma rede de propriedade privada, construída sobre a arquitetura TCP/IP, que disponibiliza os mesmos serviços de comunicação da rede mundial Internet. Esta utiliza os protocolos da família TCP/IP e oferece serviços similares aos da Internet, tais como: servidor de páginas, servidor DNS e servidor de e-mail. Uma rede Intranet não tem necessariamente relação com a Internet, pois seus serviços são acessíveis apenas por funcionários com acesso a rede local interna. Uma Extranet é uma rede geograficamente distribuída (WAN). Sua construção utiliza enlaces de comunicação privados e protocolos de comunicação TCP/IP. Além disso, oferece serviços similares à rede Internet e são geralmente usadas pelas corporações para interligar várias sedes que utilizam Intranets.
...