Relatorio 1 Atps banco de dados anahanguera
Por: Ana Carolina G.Pintanelli • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.269 Palavras (10 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC – UNIDADE 3 - SANTO ANDRÉ[pic 1][pic 2][pic 3]
Curso: Sistemas de Informação - 2°/3 A - Diurno
Disciplina: Sistema de Banco de Dados
Profº Jose Macedo
Ana Carolina G. Pintanelli 8062803531
Douglas da Cruz 8062803423
Leandro Piva Martins 9893558590
Rodrigo de Vasconcelos 8874440169
Relatório 1
Santo André
2015
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC – UNIDADE 3 - SANTO ANDRÉ[pic 4][pic 5][pic 6]
Curso: Sistemas de Informação - 2°/3 A Diurno
Disciplina: Sistema de Banco de Dados
Profº Jose Macedo
Ana Carolina G. Pintanelli 8062803531
Douglas da Cruz 8062803423
Leandro Piva Martins 9893558590
Rodrigo de Vasconcelos 8874440169
Relatório 1
[pic 7]
Santo André
2015
Sumário[pic 8]
1. Introduçao.
2. Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
2.1. Comparativo entre SGBD e arquivos convencionais.
3. Modelo de Dados.
3.1. Modelo Hierárquico.
3.2. Modelo relacional
3.3. Modelo orientado a objetos.
4. Esquemas e Instâncias
5. Relatório ao Cliente
6. Referências Bibliográficas.
Introduçao.
Através deste relatório estaremos aprofundando nossos conhecimentos em Sistemas de gerenciamento de banco de dados, para que possamos atender a demanda ao qual nos foi dada pelo nosso cliente LFLXZ Ltda, visando a melhor forma de atendê-lo na criação de um sistema para o controle de seu estacionamento.
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
Um banco de dados (do inglês Data Base Management System (DBMS)) é uma coleção de tabelas relacionadas que são geralmente integradas, vinculadas ou referenciadas a outro. A vantagem de um banco de dados é que os dados e registros contidos em tabelas diferentes podem ser facilmente organizadas e recuperadas utilizando software de gestão especializado chamado de sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) ou gerente de banco de dados.
Um sistema de gerenciamento de banco de dados é um conjunto de programas de software que permite aos usuários criar, editar, atualizar, armazenar e recuperar dados em tabelas de banco de dados. Dados em um banco de dados podem ser acrescentados, apagados, alterados, classificados usando um SGBD.
O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos SGBD’s: modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional (amplamente usado) e o modelo orientado a objetos.
Dentre os SGBD mais usados temos o MySQL que é o único banco de dados de grande porte totalmente free e com código fonte aberto, Oracle que apresenta facilidade de uso, potência e relação custo/desempenho, PostgreSQL que é otimizado para aplicações complexas, isto é, que envolvem grandes volumes de dados ou que tratam de informações críticas, dentre outros.
Comparativo entre SGBD e arquivos convencionais.
Neste comparativo vamos analisar qual melhor aplicação entre o armazenamento em arquivos convencionais e o armazenamento em SGBD apontando sua vantagem de desvantagens.
Os sistemas de arquivamento convencional podem ser utilizados com as ferramentas disponíveis no próprio sistema operacional
Entre as vantagens temos: o baixo custo, a fácil manipulação dos dados mesmo com usuários com menos conhecimento e a facilidade para ensinar ao usuário.
Dentre as desvantagens temos: a redundância de dados, a inconsistência, problemas com segurança, dentre outros.
Já os SGBD são softwares usados para criação e manipulação de dados em larga escala.
...