Respostas a perguntas sobre o tema "Sistemas de Informação"
Ensaio: Respostas a perguntas sobre o tema "Sistemas de Informação". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FREED • 22/9/2014 • Ensaio • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 533 Visualizações
1) O que é sistemas de informação?
É todo o Sistema que gera informação, usando ou não recursos da tecnologia.
2) O que é informação?
Informação é um dado (ou um conjunto de dados) trabalhado ou tratado que possui algum valor significativo ou agregado, cuja finalidade é mostrar um objetivo final a quem procura determinada informação.
3) O que é dado?
Dado é um conjunto de números, letras ou dígitos que, apresentado isoladamente, não transmite nenhuma informação. Por exemplo são “dados” a idade, data de nascimento, nome, endereço e demais características de cada aluno.
4) Quais são os três níveis do sistema de informação?
Sistema de Informação Estratégico (SIE);
Sistema de Informação Gerencial (SIG);
Sistema de Informação Operacional (SIO);
5) O que são sistemas?
Conjunto de partes que interagem entre si para atingir um objetivo.
6) O que é arquitetura da informação?
É o método utilizado para documentar todas as fontes de dados importantes dentro de uma organização.
7) Quais as características necessárias para que um Sistema de Informação traga reais benefícios para a organização?
Qualidade, Organização e Planejamento.
8) Qual a principal característica do modelo dinâmico que difere do modelo convencional?
O Dinamismo, que não requer mais a separação formal do mais estratégico, Geracional e Operacional.
9) Diferencie sistemas clientes (Front-End) de sistemas servidores (Back-End).
O cliente é a parte que interage com o usuário, possui a interface que o usuário utiliza para requisitar as tarefas ao servidor, sendo chamado de front-end da aplicação.
O processo servidor é chamado de back-end. É o processo que responde a uma mensagem solicitando a realização de alguma tarefa por parte do cliente.
10) Cite os conceitos de orientação a objetos segundo: Coad, Yourdon e Pressman
Orientação a objeto é uma tecnologia para a produção de modelos que especifique o domínio do problema de um sistema;
Quando construídos corretamente, sistemas orientados a objetos são flexíveis a mudanças, operando com componentes totalmente reutilizáveis;
Orientação a objeto não é só teoria, mas uma tecnologia de eficiência e qualidade comprovada usada em inúmeros projetos de sistemas.
11) O que as ferramentas CASE fazem?
Acelera de maneira significativa, o desenvolvimento de sistema. Essas ferramentas podem auxiliar os desenvolvedores a compreender e a manter estes programas
12) Qual a vantagem de utilizar o modelo cascata no desenvolvimento de software?
Torna o processo de desenvolvimento estruturado, tem uma origem sequencial de fases, cada fase cai em cascata na próxima e cada fase deve ser terminada antes do início da segunda.
13) Defina modelos de objeto.
Identificam as propriedades dos objetos, seus relacionamentos entre si e as funções que executam.
14) Qual a desvantagem de utilizar o modelo prototipagem no desenvolvimento de software?
• Custo elevado, pela quantidade de protótipos;
• Alguns requisitos não aparecem na especificação;
• Requisitos não funcionais não são testados de forma adequada;
• Difícil manutenção;
• Difícil gestão, em alguns casos.
15) Defina modelo Espiral.
Acopla a natureza iterativa da prototipação com os aspectos controlados e sistemático do modelo cascata. Ele é dividido em uma series de atividades de trabalho ou regiões de tarefas, combina as características positivas e negativas bosline.
16) Onde deve usar o modelo de programação ágil?
Pequenos projetos desenvolvidos por desenvolvedores experimentes e competentes e usuários que desejam tomar parte no processo de desenvolvimento.
17) Defina modelo de dados.
A modelagem de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância para o bom resultado do projeto.
18) Identifique no diagrama de classes seus atributos, métodos e o nome da classe.
Cliente – Nome da classe
CPF, endereço, telefone – lista de atributo
Incluir, Alterar, Consultar e excluir – metodos
19) Defina UML.
É uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar
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