Resumo Modelagem de Sistemas de Informação
Por: ariadnebarbosa • 23/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 605 Visualizações
RESUMO MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- Governança de TI; - Empresas orientadas a processos (Não precisa dizer para pessoas o que fazerem); - Empresas não vivem sem processos (Serviço público); - Análise de processos é natural (Ex. reclamações: - Ver fila no banco e pensar em solução; - Buffet self-service com pratos diferentes dos 2 lados; - Repetir dados no Call Center).
Processo (Formal x Informal): É uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados. Tipos: -Proceso primário: agrega valor diretamente para o cliente essenciais ou finalísticos. –Processo de suporte: entrega valor para outros processos. –Processo de gerencimaneto: propósito de medir, monitorar, controlar atividade, etc.
Trabalho em Grupo: - Orquestração: -há um processo mestre que coordena a execução dos subprocessos e colaboração entre pessoas (execução centralizada). – Um processo participante não sabe do outro. – Processo mestre com a inteligência toda. –Coreografia: - Não há process mestre. – Cada processo deve entender o todo e interagir com demais participantes (sabe o que fazer, quando, etc). – Execução descentralizada. Exemplo: Evacuação de prédio.
Planejamento de Sis: -Individual (visão micro): analisar, projetar e otimizar um Sistema de Informação (BMP) . - Análise do Sistema: Identificar meio-ambiente e trocas, clientes e fornecedores; - Identificar elementos (internos ao Sistema), informações, agentes, repositórios, materiais; - Identificar relações entre os elementos (processos); - Otimização e Automação (Vantagens da automação de processos - garantia de conformidade (qualidade, políticas, legislação, normas,
regras do negócio, etc), - ordem das tarefas é respeitada, bem como sua realização, - rastrear e auditar ações, - ubiquidade (informação anytime anywhere)
- análise de desempenho (gargalos, falta de recursos, ociosidade, desperdícios), - controle de exceções, - redução de custos (tempo de tarefas, eliminação de tarefas que não agregam valor, menos recursos), - informação e documentos eletrônicos, - geração de valor para cliente final, - responsabilidades (cuidado: pessoas que não fazem o lhes é atribuído))
– Corporativo (visão macro): Grupo de Sistemas de Informação para toda a organização ou para um parte, mas integrados (IT Portfólio Management).
Gestão por Processos: empresa organizada por processos
[pic 1] X Gestão de Processos: organizar processos da empresa (planejar, analisar, modelar, documentar, otimizar, eliminar, etc).
BMP
Objetivo: continuamente melhorar processos Definição: BPM é o processo de definir, medir e melhorar processos da organização (processo que otimiza processos) Para a área de TI: BPM é a ponte entre TI e processos de negócio BPM reúne conceitos, metodologias e técnicas para dar suporte ao projeto, à administração, configuração, execução e análise dos processos de negócio.
É uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.
BPM CBOK: Corpo comum de conhecimentos sobre BPM. Guia para profissionais de BPM e empresas que queiram fazer Gestão de Procesos. Conceitos, etapas, ferramentas
ABPMP Brazil: Association of Business Process Management Professionals Versão 3 (português).
Processo de Negócio (Business Process – BP) Processo é “um conjunto fim-a-fim completo de atividades que juntas criam valor para o cliente” (Beyond Reengineering, Michael Hammer, Harper Business, 1996) Processo é a unidade básica de valor do negócio em uma empresa realizam a interface entre o nível estratégico e o nível operacional. (RUMMLER; BRACHE, 1995). Processos para agregar Valor: Para cliente: produz algo ou contribui para satisfação do cliente Para negócio: contribui para garantir
cumprimento de políticas ou regulamentações Visão do Processo: Foco no cliente: inside out; Foco do cliente: outside in. Escopo do Processo • ex. retirar livro na biblioteca inclui ou não pagar dívidas? • quando termina ? • valor agregado entregue ? Processo é conjunto integrado e indissociável de tarefas para gerar um resultado. Pode haver processos que durem anos (ex. graduação de um estudante) E processos podem ser compostos de sub-processo. Instância X Caso: - instância de processo cada execução de um processo previsível e repetível
- caso = situação única e não previsível. Ex. quadro pintado = resultado é único, apesar de alguns passos serem repetidos pelo pintor (alteração de valor). Processo Ad Hoc: processos não-estruturados como se tivesse tarefas mas não tivesse fluxo (sequência). -Objetivo: modificar o andamento (fluxo) em tempo de execução (on the fly), para tratar exceções não programadas no fluxo ex. diagnóstico médico cuidado: foge do programado, pode gerar consequências inesperadas. Gestão por Processos – Benefícios (a) concentração do foco no trabalho; (b) aumento da eficácia e eficiência do trabalho dentro da organização; (c) visão integral da organização; (d) gestão através da identificação de indicadores de
...