Resumo do Filme "Piratas do Vale do Silício"
Por: Augustus Caesar • 26/4/2017 • Resenha • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 2.824 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
3 CONCLUSÃO........................................................................................................6
4 BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................7
- INTRODUÇÃO
Centrado principalmente na história de Steve Jobs, Piratas do Vale do Silício é um filme bibliográfico sobre os homens que criaram a era de tecnologia que prevalece aos dias de hoje, suas vidas na faculdade, a fundação de suas companhias e as ações que tomaram para tornar a Apple Computer Corporation e a Microsoft Inc. corporações de renome e alcance globais e se tornarem as pessoas mais ricas da Terra.
- DESENVOLVIMENTO
Steve Jobs e Steve Wozniak começaram cedo sua carreira na tecnologia na universidade de Berkeley. Woz era o inventor da dupla, criando novos aparelhos para lucrar ou apenas por diversão. Neste contexto, Jobs e Wozniak começam a trabalhar juntos em um computador, dispostos a apresenta-lo em uma feira local de computadores. O sucesso de sua invenção entre o público local faz com que Jobs venda cópias do computador apresentado à entusiastas, levando a uma reclamação de Wozniak sobre não ter certeza se consegue montar novos computadores, pior ainda, que tem um contrato com a Hewlett-Packard de que a empresa teria em primeira mão toda e qualquer invenção que ele viesse a ter. Wozniak então leva seu computador a um representante da HP com a premissa de que se a HP não acolhesse o projeto, eles passariam a produzir os computadores por conta própria. O executivo da HP, no entanto, rejeita o computador desengonçado, afirmando um absurdo um computador para pessoas comuns.
Paralelamente, Bill Gates, Paul Allen e Steve Ballmer, levados por um anúncio em uma revista, se envolvem na criação de um interpretador para a linguagem de programação “BASIC”, a pedido da empresa MITS, para seu computador, Altair 8800. Gates oferece para a empresa o interpretador para o computador, sem ainda tê-lo. Ele e Paul Allen criaram um simulador do Altair 8800 e a partir dele, criaram o interpretador.
Após algumas tentativas falhas em conseguir financiamento bancário para a “empresa de garagem” recém-formada, Apple Computers, Jobs e Wozniak são visitados por Mike Markkula, um empresário que resolve investir $250.000 no projeto e ajudar a desenvolver o Apple II, que foi lançado em 77 numa feira de informática. A Apple estourou e se tornou líder na computação na década, forçando outras empresas maiores como a IBM a entrar na competição.
Nesta época, Bill Gates já havia abandonado a faculdade para co-fundar a Microsoft com Paul Allen, em um quarto de Motel no Novo México, trabalhando primariamente para a MITS. Após um requerimento da Apple para licenciar o Microsoft BASIC (formando o Aplesoft BASIC), Bill Gates tomou conhecimento da empresa e foi até a Califórnia para o lançamento do Apple II, sendo ignorado por Steve Jobs. Procurando por novos empreendedores e pela oportunidade de fazer afronta à Apple, Bill pede a ajuda de Ballmer para contatar a IBM, que acabara de desenvolver um novo computador, mas que não possuía um sistema operacional compatível. Bill oferece para a IBM o licenciamento do “Microsoft DOS”, “Disk Operating System”, um suposto sistema operacional capaz de operar o IBM PC, mas que ainda não existia. Após conseguir o contrato, Allen compra da Seattle Computer Products o 86-DOS por $50.000, um sistema operacional semi pronto e descontinuado. Ele foi finalizado pela Microsoft e licenciado para a IBM, fortalecendo a empresa para competir contra a Apple.
Enquanto isto, a Apple foca no lançamento de um novo computador, Lisa, em adquirir uma nova tecnologia para seus computadores: O mouse e subsequentemente, o “Graphic User Interface” necessário para utilizá-lo. Para isto visitaram centros de pesquisa da PARC Xerox, culminando também no desenvolvimento de um novo computador, o Macintosh.
Mas ainda em desenvolvimento, o Macintosh precisava de programas para torna-lo utilizável pelo público. Nisto, Bill Gates viu a oportunidade de enganar Steve Jobs a deixa-lo ter acesso ao computador em desenvolvimento, oferecendo os serviços da Microsoft como desenvolvedora de softwares para o Macintosh. Assim, Bill consegue copiar o MAC-OS e criar o Windows 1.0, o primeiro sistema operacional com GUI a ser distribuído por computadores produzidos em massa.
...