SQL Comandos
Por: Danyelavmatos • 28/9/2015 • Relatório de pesquisa • 682 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Resumo
Consultas SQL e Comandos DML
A linguagem SQL (Struct Query Language) é uma linguagem padrão para manipulação de banco de dados relacionais (SGBD), é aceita por quase todos os produtos existentes no mercado, sendo uma linguagem importante no sistema comercial. A SQL foi desenvolvida pela IBM (International Business Machines), possibilita o armazenamento, organização, atualização e exclusão de informações dentro do banco de dados.
A SQL pode ser usada para criar tabelas básicas utilizando a a instrução CREATE TABLE ou CREATE TYPE. A idéia que administra a SQL embutida é o princípio da dualidade, ou seja, o princípio o qual (na medida do possível) qualquer instrução SQL que possa ser utilizada interativamente também pode ser em um programa aplicativo.
A linguagem SQL divide-se em duas partes, sendo elas:
- DDL (Data Definition Language) – São utilizadas para criar o banco de dados e suas tabelas. Em alguns exemplos a DDL visa criar estrutura de dados, remover estruturas de dados e alterar estruturas de dados. Para trabalhar com Banco de Dados (Database) e com Tabelas (Tables) é necessário que seja utilizados alguns comandos:
- Show Database: Mostra as Databases disponíveis a serem utilizadas;
- Create Database
: Cria uma Database (Banco de Dados); - Use
: Especifica a Database a ser utilizada; - Show tables; Mostra as tabelas contidas numa Database;
- Describe
: Cria uma tabela conforme as especificações (Tipos) mencionadas aos campos/atributos; - Alter Table
add: Modifica a estrutura da tabela de um Banco de Dados; - Drop Table
: Remove a tabela de um Banco de Dados;
- DML (Data Manipulation Language) – É responsável pelos comandos Insert, Delete e Select. É operante tanto no nível externo (visões) quanto no conceitual (tabelas básicas). Também pode ser usadapara definir objetos (externo e conceitual). Para trabalhar com os Dados (Valores) de tabelas, veja alguns comandos a serem utilizados:
- Insert into
values: Utilizado para INSERIR dados em uma tabela (conforme o tipo atribuído ao atributo na criação da tabela, ou seja, com ou sem ‘aspas’); - Update
set = : Usado para ALTERAR TODOS os dados dos atributos em todos os registros da Tabela; - Update
set = where : Para ALTERAR os dados dos atributos desejados nos registros da Tabela conforme especificado na condição WHERE. - Delete from
: Usado para EXCLUIR TODOS os dados dos atributos de TODOS os registros da Tabela; - Delete from
where : Para EXCLUIR os dados dos atributos desejados nos registros da tabela conforme especificado na condição WHERE; - Select
from : Utilizado para EXIBIR os dados dos atributos desejados de TODOS os registros da Tabela; - Select
from where : Para EXIBIR dos dados dos atributos desejados de todos os registros da Tabela conforme especificado na condição WHERE.
A SQL também oferece alguns recursos de controle de dados, que, não podem ser classificados como pertencentes à DDL ou à DML. Um desses recursos é a instrução/comando GRANT, que permite aos usuários concederem privilégios de acesso uns aos outros.
A SQL está muito longe de ser a linguagem relacional “perfeita”, pois, ela sofre no sentido de omissão e comissão. Ela apresenta muitas falhas e em tantos aspectos que não pode fornecer o suporte apropriado ao modelo relacional. Isso não quer dizer que algumas partes do modelo não tenham importância, pelo contrario, todo detalhe do modelo é importante e, mais ainda, é importante por motivos práticos.
...