Sistema estacionamento em C
Por: gvmantovani • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 1.050 Visualizações
Digitando a opção “1”, o usuário será levado à opção de cadastro do cliente. Nesta tela, serão pedidas as seguintes informações: placa, modelo e categoria do veículo. Após digitadas, a mensagem “Cliente cadastrado com sucesso” surgirá na tela. Todas as informações inseridas são gravadas em um arquivo de texto chamado “cadastrar_cliente”. Terminado o cadastro, basta apertar qualquer tecla para retornar a tela principal.
A opção “2” serve para cadastrar o horário que determinado veículo chegou ao estacionamento. Ao escolhê-la, o funcionário deverá digitar a placa. Caso a placa digitada não seja encontrada dentro do arquivo de texto mencionado acima, a mensagem “Cliente não cadastrado. Favor cadastrar cliente para continuar” aparecerá na tela. Portanto, antes de registrar a entrada de um veículo, o cliente precisa estar cadastrado no sistema. Caso essas exigências sejam satisfeitas, o programa pegará automaticamente o horário do sistema. Assim, não é necessário que o operador digite manualmente o horário de entrada do veículo. Essa informação aparecerá automaticamente na tela. Basta apertar a tecla enter após digitar a placa que o horário de entrada seja registrado. As informações com a placa e horário de entrada do veículo serão salvas em um arquivo de texto chamado “entrada_cliente”. Para retornar ao menu principal, pressione qualquer tecla.
Na opção “3”, será feito o registro de saída do veículo e exibirá o valor total a ser pago pelo cliente. Selecionando esta opção, a placa do veículo será solicitada. Quando digitada, o programa fará uma busca dentro do arquivo “entrada_cliente” para confirmar se aquela placa existe. Assim como acontece com o horário de entrada, o horário de saída é calculado automaticamente pelo programa, não havendo a necessidade de digitá-lo manualmente. Logo após o registro do horário de saída, a tela do programa exibirá o tempo total de permanência e, a partir deste, será calculado o valor a ser pago pelo cliente.
O preço será exibido automaticamente desta forma: “Valor total a ser pago: R$XX, XX”. Os dados com a placa, tempo de permanência e valor a ser pago serão salvos no arquivo de texto “saida_cliente”. Para voltar ao menu principal, pressione qualquer tecla. Caso o funcionário digiteuma placa inexistente, a mensagem “Placa não encontrada. Verifique os dados digitados e tente novamente” aparecerá. Assim, o usuário terá que retornar ao menu principal e selecionar a opção “3” novamente.
A opção “4” serve para alterar os dados de um cliente já cadastrado. Nela, será possível alterar a placa, o modelo e a categoria do veículo. Portanto, o arquivo de texto “cadastrar_cliente” será atualizado com as novas informações do cliente.
A opção “5” exclui, permanentemente, o cadastro de qualquer cliente no arquivo “cadastrar_cliente”. Para excluir os dados, basta deixar em branco os campos placa, modelo e categoria. Caso haja necessidade, o cliente deverá ser cadastrado novamente.
Por fim, a opção “6” fecha o programa.
Requisitos do Sistema
No que se refere ao sistema de controle de estacionamento, foi necessário fazer o levantamento dos seguintes requisitos para que o programa atingisse às necessidades básicas de funcionamento:
• Informações para cadastro de cliente: especificar placa, modelo e categoria do veículo;
• Informações sobre a entrada no estabelecimento: placa e horário de entrada;
• Informações sobre a saída do estabelecimento: placa, horário de entrada e valor total a ser pago pelo cliente.
Para ordenar os requisitos adequadamente dentro do sistema, foram criadas quatro estruturas:
• struct cliente: esta estrutura é utilizada para armazenar as variáveis sobre o cliente. Possui três variáveis do tipo string, onde serão guardados os valores com o número da placa, modelo e categoria do veículo;
• struct entrada: possui uma variável do tipo string para armazenar a placa do veículo, e o método DateTime (hora), que utiliza o horário registrado no próprio sistema;
• struct saida: com uma variável string para registrar a placa, e outra do tipo double, para registrar o valor total a ser pago;
• struct alterar_excluir: possui as mesmas
...