Sistemas de Informação
Por: pa_pgtu • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 935 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Projeto Interdisciplinar
Aplicado ao Curso Superior de
Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas
(PROINTER)
BRASÍLIA/DF
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ACADÊMICO:
TUTOR A DISTÂNCIA:
TUTOR PRESENCIAL: ROGÉRIO IORD
BRASÍLIA/DF
2015
INTRODUÇÃO
O presente Trabalho tem como objetivo a contrição de um aplicativo que une a excessiva conexão tecnológica dos dias atuais, com um comportamento anti-saúde, o sedentarismo, que vem aumentando a cada dia causando enormes problemas para a sociedade.
Unindo a tecnologia com o comportamento este problema será siginificativamente minimizado, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao usuário, não necessitando afastá-lo dos seus recursos tecnológicos.
TERMO DE ABERTURA DE PROJETO (TAP)
Requisição Formal de Proposta (RFP)
1 Desenvolvimento Aplicativo - Dieta Pontos
Com o advento da Tecnologia excessivamente presente nos dias atuais, comportamentos humanos diários tiveram que ser adaptados afim de que desta fosse aliádo nas atividades do dia a dia. Ao passo que o tempo fica mais curto para todas e quaisquer atividades, o corpo vem sofrendo diversas e perigosas situações de sedentarismo e má alimentação. Para tentamos solucionar o problema de alimentação e sedentarismo, um plicativo mobile que controlasse a alimentação juntamento com a prática de exercício físico poderia ser uma mão na roda para que este problema fosse solucionado.
1.1 - Planejamento
Segundo pesquisas feita pela Organização Mundial da Saúde, 40 % da população mundial está acima do peso e o sedentarismo é a causa de 13% das mortes do Brasil. Segundo o cardiologista e médico do esporte Daniel Kopiler, a situação é consequência da evolução tecnológica da sociedade. Atualmente, os jovens são os mais afetados pelo sedentarismo, pois estão mais envolvidos com a tecnologia.
1.1.1 Análise de Oportunidade (Viabilidade)
Sendo então o sedentarismo uma causa real e mortífera, e a tecnologia um meio cada dia mais presente no cotidiano, seria muito viável a junção das duas, afim de que a tecnologia de vilã se tornasse a solucionadora do problema, dando dicas de alimentação e exercícios adaptativos ao cotidiano do usuário.
1.1.2 Análise de Negócios (Clientes)
Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em 2012, 80% dos brasileiros são sedentários, e uma das consequências mais temidas é a obesidade.Conforme índices apurados pelo Ministério da Saúde, 64% da população está com excesso de peso, e exercícios físicos funcionais e uma alimentação equilibrada poderia ser a solução para reduzir drasticamente tais números assustadores.
1.2 Análise de Requisitos
As vendas de smartphones no Brasil durante o segundo trimestre de 2015 somaram 13 milhões de aparelhos comercializados, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013, número recorde, de acordo com estudo da International Data Corporation (IDC, empresa de consultoria) divulgado nesta sexta-feira (12). Entre abril e junho, foram vendidos mais de 100 smartphones por minuto. O valor diz respeito às vendas para o varejo, número que não corresponde à venda direta para o consumidor. Com isso podemos notar um enorme crescimento da “conectividade” do brasileiro, viabilizando assim um aplicativo que este carregaria para onde fosse e que adaptasse seu cotidiano a melhor forma de se alimentar e se exercitar.
1.2.1 Requisitos de Performance e de infraestrutura
O aplicativo seria de forma simples e objetivo, ao passo que iníciaria com um cadstro para reconhecimento do usuário, locais de permanência, quantidade de atividade física funcional e não funcional desenvolvidas em tais locais, locais de alimentação bem como o tipos de alimentação servidas em tais locais e etc.
1.3 Desenvolvimento
1.3.1 Definição da Metodologia
O aplicativo forneceria informações sobre o que comer relacionada a quantidade
...