Sistemas de informação
Seminário: Sistemas de informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: henrique10silva • 1/9/2014 • Seminário • 3.670 Palavras (15 Páginas) • 395 Visualizações
para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Gesiane de Salles Cardin Denzin
Anhanguera Educacional de Limeira
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Sistemas de Informação - 5ª. Série - Matemática Aplicada
Gesiane de Salles Cardin Denzin
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização.
Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade
Habilidade em tomar decisões e saber implementá-las.
Produção Acadêmica
Relatórios com a resolução passo a passo de todos os exercícios propostos nas etapas, justificando por meio dos cálculos realizados, o porquê de cada alternativa ter sido descartada ou considerada.
Relatório com as letras encontradas, escrevendo o nome da nova empresa que desenvolve projetos na área de Tecnologia da Informação que Marcos adquiriu.
Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de três a quatro participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
DESAFIO
A empresa Master Prime Games desenvolve jogos de RPG online. Recentemente, os proprietários desta empresa, criaram um grande jogo que ainda não havia sido divulgado para a equipe. Visando estimular a criatividade, o trabalho em equipe, o estudo de conceitos de álgebra linear importantes para o desenvolvimento de jogos, como por exemplo, criptografia e o raciocínio lógico, decidiram criar uma gincana interna, lançando o desafio: descubra o nome do jogo.
A gincana foi dividida em quatorze desafios que quando completados forneciam letras. Um nome deveria ser formado quando juntadas todas as letras encontradas ao final de cada uma das etapas. Ganhava a equipe que resolvesse corretamente todos os desafios, isto é, a que encontrasse o nome do jogo.
Objetivo do Desafio
Encontrar o nome do novo jogo de RPG online que os proprietários da empresa Master Prime Games criaram, utilizando-se para isso de técnicas matemáticas.
Sistemas de Informação - 5ª. Série - Matemática Aplicada
Gesiane de Salles Cardin Denzin
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Livro Texto da Disciplina
A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Álgebra Linear e Geometria Analítica. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2007.
ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)
Aula-tema: Matrizes – Tipos e Operações. Exercícios. Determinantes e Matrizes inversas.
Esta etapa é importante para você fixe, de forma prática, a teoria de matrizes e determinantes, desenvolvida previamente em sala de aula pelo professor da disciplina. Você também aprenderá a importância da organização matricial na apresentação de um conjunto de informações ou dados.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Ler atentamente o capítulo do livro-texto que descreve os conceitos introdutórios de matrizes e determinantes. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Médio e Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização da teoria de matrizes e determinantes.
2. Fazer um levantamento sobre a história do surgimento das matrizes e determinantes e elaborem um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Essa pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.
3. Fazer o download do Software WINMAT (álgebra de matrizes). Este software servirá de apoio para a resolução de alguns desafios desta etapa. Para maiores informações, visitar a página: <http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_algebra.php>. Acesso em: 16 abr. 2012.
Passo 2 (Equipe)
Ler o texto apresentado a seguir sobre o primeiro desafio proposto aos funcionários da Master Prime Games:
Desafio A
Amanda e Paulo enviaram uma mensagem secreta para Pedro. Para tanto, utilizaram-se de códigos matemáticos. Siga os seguintes passos para descobrir a mensagem enviada:
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Gesiane de Salles Cardin Denzin
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1. Tomar como referência o alfabeto com 23 letras, excluindo as letras k, w e y.
2. O destinatário recebe do remetente uma matriz A, tal que CB A, onde C é a
matriz mensagem a ser decodificada.
3. Cada um dos números que constituem a matriz C corresponde a uma letra do
alfabeto: 1= a, 2 = b, 3 = c, ..., 23 = z.
4. Tanto o destinatário quanto o remetente possuem uma matriz chave B.
5. O número zero corresponde ao ponto de exclamação.
6. A mensagem é lida quando a matriz C é encontrada, fazendo a correspondência
número/letra e ordenando as
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