TESTE DE USABILIDADE DE SOFTWARE
Por: gislene.an • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.634 Palavras (19 Páginas) • 283 Visualizações
Unip Interativa
Projeto Integrado Multidisciplinar V
Cursos Superiores de Tecnologia
TESTE DE USABILIDADE DE SOFTWARE
Taguatinga - DF
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar V
Cursos Superiores de Tecnologia
TESTE E USABILIDADE DE SOFTWARE
GISLENE DA ANUNCIAÇÃO OLIVEIRA
RA: 1822262
Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Orientador: Júlio Severino
3º Semestre
Taguatinga – DF
2018
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho a Osailda e Gyslane (mãe e irmã), por tudo que elas tem me ajudado nos períodos mais tensos da minha vida. E principalmente Lucas, Matheus, Júlia e Paloma (filhos), por eles que acordo todos os dias com a determinação de vencer.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus por ter me dado vida, saúde e força de vontade e aos familiares e amigos por estarem ao meu lado me apoiando e ajudando a não desistir dos meus sonhos.
Agradecimentos especiais aos ensinamentos de todos os professores da Unip através das disciplinas ministradas durante o curso.
Foram vários obstáculos, noites perdidas de sono, mas reconheço que todo o esforço valeu apena, abrindo novas portas, fazendo enxergar meus caminhos me tornando um verdadeiro profissional na área de Análise de Sistemas.
“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”
Steve Jobs
RESUMO
Neste trabalho vem a apresentar teste de caixa-preta e uma inspeção em sistema chamado de SFAA (Sistema de Formatação de artigos Acadêmicos), devemos testar e verificar se o sistema irá se comportar como o desejado.
O conteúdo que foi utilizado como fonte de estudos para o desenvolvimento do trabalho foi Engenharia de Software e Projeto de Interfaces com o usuário (IHC).
Palavras-chaves: Engenharia de Software, Teste de caixa-preta.
ABSTRACT
In this job present the test in black box and an inspection in a system called SFAA ( Academic Article Formatting System), we should test and check that the system will behave like the wanted.
The content that was used as source of development studies of the work was Software Engineering and Designing User Interfaces.
Keywords: Software Engineering, Black Box Testing
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................9
- ENGENHARIA DE SOFTWARE .......................................................9
- TESTES DE SOFTWARE ...........................................................10
- TESTES DE CAIXA-PRETA ........................................................11
- CASOS DE TESTES .........................................................................13
- AVALIAÇÃO HEURÍSTICA ...............................................................34
- CONCLUSÃO ....................................................................................36
- REFERÊNCIAS ..................................................................................37
INTRODUÇÃO
1 ENGENHARIA DE SOFTWARE
O teste do software é um processo realizado pelo testador de software que permeia outros processos da Engenharia de Software, e envolve ações que vão do levantamento de requisitos (necessidades) até a execução do teste propriamente dito. O objetivo, por paradoxal que pareça, é encontrar defeitos nos produtos, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final. A maioria das pessoas pensa que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos.
O processo de teste de software é voltado para o alcance de um nível de qualidade de produto, que durante o processo de desenvolvimento de software muda conforme avanço das atividades – requisitos, protótipos, modelo de dados lógico, modelo de dados físico, código-fonte, módulos funcionais e finalmente um sistema.
Não se pode garantir que todos os programas funcionariam corretamente, sem a presença de erros humanos, visto que os mesmos muitas vezes possuem um grande número de estados com fórmulas, atividades e algoritmos complexos. O tamanho do projeto a ser desenvolvido e a quantidade de pessoas envolvidas no processo aumentam ainda mais a complexidade.
Falhas podem ser originadas por diversos motivos, como os listados abaixo:
- A especificação pode estar errada ou incompleta.
- A especificação pode conter requisitos impossíveis de serem implementados, devido a limitações de hardware ou software.
-Talvez a base de dados esteja organizada de forma que não seja permitido distinguir os tipos de usuário.
- Pode ser que haja um erro no algoritmo de controle dos usuários
- Pode ser que haja erros no código, o algoritmo pode estar implementado de forma errada ou incompleta.
Quando falamos em testes de software devemos sempre lembrar que estes são divididos em diversos tipos, de acordo com seu objetivo particular. Para clarear os conceitos, conheça aqui, os 13 principais tipos de testes de software e o que cada um aborda.
1.1 TESTES DE SOFTWARE
Teste de Configuração
Testa se o software funciona no hardware a ser instalado.
Teste de Instalação
Testa se o software instala como planejado, em diferentes hardwares e sob diferentes condições, como pouco espaço de memória, interrupções de rede, interrupções na instalação etc.
...