Trabalho - Construção de Algoritmos
Por: indio2014 • 23/8/2017 • Relatório de pesquisa • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 331 Visualizações
Etapa 1:
Apresentação de Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais.
Lógica de Programação, Tópicos Preliminares e Estruturas de Controle.
Lógica de Programação: é o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo que é uma sequência de passos para se executar uma função.
Tópicos Preliminares:
- Tipos primitivos
- Variáveis
- Expressões aritméticas, lógicas e relacionais
- Comandos de entrada e saída
- Blocos
Estruturas de Controle: As estruturas de controle de dados consistem nos comandos ou instruções que os computadores já conhecem e são acionadas por meio de palavras ou expressões reservadas ou chaves. Através destas instruções é possível esclarecer ao computador o que e como processar os dados relacionados a um problema computacional que partirá de uma situação inicial para outra desejada pelo seu usuário, denominada situação final.
Resolvendo problemas.
Problema 1
Definir um número inteiro N que será o número de casos de teste. Cada caso de teste é uma linha que contém dois números inteiros X e Y. O problema se resume em imprimir a soma de todos os valores ímpares entre os dois números inteiros, excetuando-os.
VARIAVEIS
N,X,Y,C:INTEIRO
INICIO
ESCREVAL ("digite o primeiro numero")
LEIA(X)
ESCREVAL ("digite o segundo numero")
LEIA(Y)
ESCREVAL ("Os números impares são")
PARA C de X ATE Y FACA
SE (C mod 2=1)ENTAO
N<-C
N<-C+N
FIM_SE
FIM_PARA
ESCREVAL ("A soma dos impares entre X e Y que representa de",X, "até",Y," é igual á",N")
FIM_ALGORITMO.
Diagrama de fluxo
Simbologia[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 16]
[pic 17][pic 18]
[pic 19]
[pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]
[pic 25]
Etapa 02:
Aula-tema: Apresentação do comando de seleção se, então. Principais utilizações. Comando se, então, senão. Apresentação de contadores e acumuladores. Comandos se aninhados, apresentação e desenvolvimento prático do comando caso.
Problema 02:
algoritmo "media de distancia”
var
quant, cn : inteiro
dist, somadist, medist: real
nome: caractere
inicio
escreval ("digite quantos amigos você tem.")
leia (quant)
cn<-1
somadist<-0
repita)
escreval ("digite o nome do seu " ,cn,"º amigo")
leia (nome)
escreval ("seu amigo chama ",nome)
escreval ("digite a distancia da sua casa e da do seu ",cn," amigo")
leia (dist)
escreval ("a distancia de sua a casa e da dele é",dist)
somadist<-somadist+dist
cn<-cn+1
ate (cn>quant)
escreval ("ao todo,suas casas tem ",somadist," km")
medist<-somadist/quant
escreval (" media sua e casa e do seus amigos é ",medist:8:1)
fimalgoritmo.
Relatório 02:
O problema pede para mostrar o nome dos meus amigos e mostrar a distância da minha casa e da casa deles e depois calcular a media das distância de nossas casas.
Primeiramente foi criada uma variável com o nome de “quant”, para calcular o numero de amigos que eu tenho; depois foi criada outra variável com o nome “cn” que é o contador que declarei como inteiro. Depois criei uma com o nome “dist” para mostrar a distancia de minha casa e a do meu amigo e outra com o nome “somadist” para somar a distancia e outra com o nome de “medist” para calcular a media e declarei-as como real pois podem resultar em números decimais.
E por ultimo declarei uma com o nome de “nome” para ler o nomes digitados. Após ter declarado as variáveis pedi para o usuário digitar quantos amigos ele tem, logo depois salvei em “quant”. Depois o “cn” recebeu 1 justamente para o loop não ficar infinito quando eu usar o repita .
A seguir “somadist” recebeu 0. Depois comecei a desenvolver o programa. Usei o repita e pedi para que o usuário digita-se o nome de seu amigo e salvei em nome, depois pedi para que ele informa-se a distancia da casa dele e a do amigo.
Após isso “somadist” recebeu ‘’somadist’’ + a distancia digitada; e “cn” recebeu cn+1 para que o loop não fique infinito.
Depois pedi que isso se repetisse ate que o “cn” fosse maior que “quant”.
Depois “medist” recebeu ‘’somadist’’ + ‘’quant’’ em seguida mandei exibir o calculo.
Etapa 03:
Aula Tema: Comandos de interação para faça. Funcionamento, utilização e exemplos. Comandos de interação enquanto. Funcionamento, utilizações, exemplos e exercícios. Estruturas de dados compostas unidimensionais, vetores. Conceito, utilizações, exemplos e exercícios.
...