Trabalho sistemas operacionais
Por: Mauricio Pires Formes • 30/4/2018 • Trabalho acadêmico • 7.791 Palavras (32 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 1]
UNIP – Universidade Paulista
SISTEMAS OPERACIONAIS
UNIXWARE
Alunos:
Júlio César Vilela Pinto - C73812-3
Maurício Pires Formes – C85BGG-8
Hugo Wendel Manfredi – C88ADE-0
Professor:
Michael
Ciência da Computação, 4º/5º Semestres – 2018, São José do Rio Preto
SUMARIO
1 – INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------3
2 – ARQUITETURA ----------------------------------------------------------------------------7
3 – PROCESSOS ------------------------------------------------------------------------------11
4 - THREADS -------------------------------------------------------------- -------------------13
5 – ESCALONAMENTO ---------------------------------------------------------------------18
6 – SINCRONISMO ---------------------------------------------------------------------------19
7 – CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------- 27
8 – FONTES E REFERENCIAS -----------------------------------------------------------30
1 – INTRODUÇÃO
UnixWare é um sistema operacional Unix. Ele foi originalmente lançado pela Univel , um empreendimento de propriedade conjunta da 's Unix System Laboratories (USL) e Novell , com o desenvolvimento especificamente pela Novell, uma empresa que também havia produzido outros sistemas operacionais, o NetWare um sistema operacional para redes e também AppWare.
O principal desafio na formação da Univel era desenvolver uma versão desktop do Unix, de codinome "Destiny ". Baseado no kernel 4.2 do sistema Unix System V. O kit de ferramentas (MoOLIT) foi usado para o sistema de janelas , permitindo que o usuário interajam com o sistema e escolha olhar entre a interface gráfica (OPEN LOOK) e ou o kit de ferramentas do sistema (MOTIF), ao mesmo tempo de execução dos processos da máquina. Para tornar o sistema mais robusto no hardware da área de trabalho, o sistema de arquivos de registro do jornal Veritas VXFS foi usado no lugar do sistema de arquivos Unix (UFS), que foi usado mais tarde no SVR4, outro sistema de arquivo. O suporte de rede no UnixWare inclui TCP / IP e interoperabilidade com os protocolos NetWare da Novell ( IPX / SPX); Os primeiros eram o padrão entre os usuários do Unix no momento do desenvolvimento, enquanto a rede de PC era muito mais comum em NetWare.
Destiny foi lançado em 1992 como UnixWare 1.0, com a intenção de unificar o fragmentado PC Unix do mercado por trás dessa única variante do sistema operacional. O sistema tinha como objetivo alcançar o mercado informático corporativo antes do que o Windows NT da Microsoft , mas observadores do período observaram que o UnixWare era apenas outra variação do Unix, o envolvimento da Novell sendo mais uma estratégia de marketing do que um influxo significativo de tecnologia. O sistema operacional existia em duas edições: uma edição pessoal , que incluía redes Novell IPX, mas não TCP / IP , e uma de servidor avançado com adição do TCP / IP e outros software para servidores. A edição pessoal foi limitada a dois usuários ativos, enquanto a edição do servidor incluiu uma licença de usuário ilimitada. Cerca de 35.000 cópias do UnixWare 1.0 foram vendidas.
Em 1993, a Novell comprou a USL da AT & T e uniu a USL e a Univel em um novo grupo de sistemas Unix , tomando frente assim do UnixWare. Em 1994, a Novell lançou o UnixWare 1.1, que incluiu TCP / IP também nas versôes pessoais tornando ele mais avançado. As bibliotecas de tempo de execução do MOTIF 1.2 foram incluídas para conformidade com a COSE (uma padronização para todos os sistemas Unix, iniciada em 1993) . O software NUC (NetWare Unix Client) foi incluído para integração com servidores Novell NetWare . O aplicativo de Mesclar Avançadofoi instalado no servidor e nas edições pessoais para permitir a execução de aplicativos do DOS e do Windows 3.1 .
A Novell lançou mais tarde as versões 1.1.1, 1.1.2, 1.1.3 e, finalmente, 1.1.4 em 19 de junho de 1995. O UnixWare 2.0, baseado no núcleo do sistema Unix System V 4.2MP , que adicionou suporte para multiprocessamento , começou a enviar para empresas e desenvolvedores em dezembro de 1994, e para o mercado consumidor em março de 1995. As versões pessoal e servidor suportaram dois sistemas de processador, com a possibilidade de comprar licenças de atualização de processador adicionais para a edição do servidor. Os sistemas de multiprocessador suportados incluíam máquinas padrão SMP Intel MP 1.1 e sistemas de barramento C do Corollary . O sistema suportou o NetWare ODI drivers de rede em um esforço para aumentar o número de interfaces de rede suportadas. Outros recursos novos no lançamento incluíram uma biblioteca de Threads POSIX, além da biblioteca de threads UI mais antiga.
Em 1995, a Novell também havia anunciado um projeto para criar um " SuperNOS " baseado nas tecnologias NetWare 4.1 e UnixWare 2.0 no futuro. Isso, no entanto, nunca se materializou. Com estes produtos a empresa dominava o mercado de Sistemas até os anos 90, quando começou a perder espaço para o Linux e a ascensão do Windowns, e diante alguns conflitos tanto no aglomerado de empresas que participou no desenvolvimento do sistema (que parou ate no tribunal por questões de direitos), quanto internos na gerencia da Novell, contudo O UnixWare nunca teve realmente uma possibilidade vencer no mercado.
...