UNIP - ED FISICA PARA COMPUTADORES
Por: rafaeldias3001 • 25/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.963 Palavras (16 Páginas) • 489 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Coordenador: Prof. MSC. Saulo
São Paulo
2017
SUMÁRIO
ÍNDICE DE FIGURAS 4
1 OBJETIVO 5
2 INTRODUÇÃO 6
3 CONCEITOS GERAIS 7
3.1 Modelagem de Negócios e Sistemas de Informação 7
3.1.1 Modelagem de Negócios 7
3.1.2 Modelagem de Sistemas de Informação 8
3.1.3 A relação entre a Modelagem de Negócios e a Modelagem de Sistemas de Informação 9
3.2 Plano de Negócios 9
3.3 Empreendedorismo 10
3.3.1 Adaptabilidade 11
3.3.2 Poder de quebrar paradigmas 11
3.3.3 Capacidade de se comunicar em redes 11
4 PLANO DE NEGÓCIOS 13
4.1 Empresa Innovation Consulting 14
4.2 Empresa AutoMax 14
4.3 Produtos e Serviços 15
4.4 Mercado e Competidores 15
4.5 Marketing e Vendas 15
4.6 Análise Estratégica 16
4.7 Plano Financeiros 16
4.8 Dicionário de palavras e/ou expressões 13
4.9 Modelagem de Negócios 18
5 CONCLUSÃO 21
6 REFERÊNCIAS 22
7 ANEXOS 23
8 FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 24
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1 - Os objetos que compõem um negócio 8
OBJETIVO
O trabalho a seguir, tem por objetivo mostrar as soluções encontradas para melhoria do processo logístico e implantação do sistema Datasul do cliente AutoMax, que por sua vez está unificando em todas as filiais espalhadas pelo Brasil.
INTRODUÇÃO
Através de pesquisas e análises junto ao cliente, seguindo a sua necessidade de unificação do sistema em todas as filias existentes no país. Os itens abaixo mostram detalhadamente os conceitos de Modelagem, plano de negócios e empreendedorismo.
De solução para o cliente serão feitas adaptações no sistema, que são de extrema importância, tais como: criação de novas interfaces para uma melhor iteração com o usuário acarretando em uma redução de tempo para realizar determinadas transações; alterações nas tabelas do banco de dados; para integração dos dados serão implantados dois tipos de EDI, sendo eles: DELFOR e DELJIT e para envio de informações para o cliente será implantado o EDI DESADV.
Um dicionário de expressões utilizadas no processo de análise e descrição do plano de negócios foi incluído com o intuito de facilitar a compreensão das soluções técnicas apontadas.
CONCEITOS GERAIS
Modelagem de Negócios e Sistemas de Informação
Sistemas de Informação têm enorme potencial de trazer benefícios. Mas também podem trazer muitos prejuízos quando feitos de forma errada. Um sistema de alta tecnologia inclui vários elementos: software, hardware, pessoal, base de dados, documentação e procedimentos. A Engenharia de Sistemas ajuda a traduzir as necessidades de negócio num modelo de sistema que faz uso de um ou mais destes elementos (PRESSMAN, 2001). Este artigo apresenta resumidamente os principais conceitos da Engenharia de Sistemas e os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação (GETI) que faz parte da linha de pesquisa em Sistemas de Informação do Programa de Mestrado em Informática do IM/DCC/NCE/UFRJ.
Modelagem de Negócios
Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. Segundo (ERIKSSON; PENKER, 2000), um modelo do negócio é uma abstração do funcionamento do próprio negócio. Tal modelo é composto por: objetivos, recursos, processos e regras (figura 1).
- Objetivos - são os propósitos do negócio, ou simplesmente, o resultado que toda a organização deseja atingir.
- Recursos - constituem os objetos utilizados em um negócio, tais como pessoa, material, informação ou produto.
- Processos - constituem um conjunto de atividades estruturadas para que um produto (bem ou serviço) seja gerado.
- Regras – são declarações que restringem, derivam e fornecem condições de existência, representando o conhecimento do negócio.
[pic 1]
Figura 1 - Os objetos que compõem um negócio
Modelagem de Sistemas de Informação
Assim como ocorre na modelagem de negócio, utilizamos um modelo para representar os componentes de um sistema de informação. Para guiar a modelagem de sistemas de informação, várias metodologias foram criadas. Sendo assim, destacamos neste trabalho a Metodologia Rápida para o Desenvolvimento de Sistemas (MRDS) (SILVEIRA; SCHMITZ, 2000) que tem como objetivo diminuir a quantidade de documentos produzidos na construção de um sistema de qualidade.
...