Usability Guideline for Banking Software Design
Por: anddxd • 30/8/2018 • Resenha • 426 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Aluno | Andrey Malaquias Medeiros Pinto |
RGA | 201800605 |
Artigo | Usability guideline for banking software design |
Resumo |
O estudo apresenta diretrizes de usabilidade baseada em heurísticas e critérios que podem ser utilizados no processo de design de software bancário. As heurísticas e critérios foram categorizados de acordo com sua eficácia na solução de problemas de usabilidade. O estudo foi separado em três etapas, a primeira foi apontar problemas reais de usabilidade de 3 projetos de desenvolvimento software bancário e categoriza-los de acordo com seu nível de gravidade; a segunda foi classificar os critérios de acordo com quão bem eles explicam os problemas de usabilidade encontrados; e por último, as heurísticas são categorizadas de acordo com seu nível de gravidade nos problemas de usabilidade através de dois modelos analíticos, análises correspondente e de cluster. O artigo apresenta o conceito de usabilidade como “a medida em que um produto pode ser usado por usuários especificados para atingir as metas especificadas com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso” segundo a ISO 9241-11 de 1998 e “à capacidade de aprendizado do sistema, sua eficiência de uso, sua facilidade de lembrar, sua capacidade de prevenir e recuperar erros e satisfação do usuário” de acordo com Nielsen, também é citado que uma boa usabilidade provem aumento de produtividade do usuário, diminui os erros do usuário e diminui custos de treinamento, e de acordo com um estudo, as receitas do projeto podem ser aumentadas entre 10% e 35% com uma melhoria de 5% da usabilidade. Consequentemente, a usabilidade pode ser considerada como um dos fatores que devem ser tratados durante o projeto de software para melhorar produtividade e desempenho organizacional, podendo ser fundamental para melhorar a qualidade do software utilizado em instituições bancárias. Problemas de usabilidade precisam ser considerados no início do software fase de desenvolvimento para evitar retrabalho, com isso, o objetivo do estudo é propor uma diretriz de usabilidade específica aos sistemas bancários que podem ser usados no desenvolvimento de software bancário. Após uma revisão da literatura foi identificado que os fatores relacionados à usabilidade são significativos na hora de usar um sistema bancário, porém, os critérios de usabilidade não direcionam os desenvolvedores ao que é significativo na usabilidade na hora do desenvolvimento, o artigo no entanto, gera uma diretriz de usabilidade que pode ser usada como um kit de ferramentas na hora do desenvolvimento. Os problemas de usabilidade foram levantados por 3 especialistas utilizando a técnica de passo a passo cognitivo, simulando usuários caminhando pela interface para realizar tarefas típicas, assim podendo fornecer possíveis soluções para os desenvolvedores. |
Pontos Positivos |
O estudo resultou em uma diretriz para software bancário |
Pontos Negativos |
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