Vantagens, Desvantagens e Descrições de SGBDs
Por: Israel Fernandes Pereira • 10/9/2019 • Relatório de pesquisa • 722 Palavras (3 Páginas) • 2.550 Visualizações
Nomes: Israel Fernandes, Viviana Cristina | Curso: 2º TADS
SGDB: MySQL
Descrição: É um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) como interface.
Empresa Fabricante / Criadores: David Axmark, Allan Larsson e Michael “Monty” Widenius.
Características: Portabilidade, compatibilidade (existem módulos de interface para diversas linguagens de programação, como Delphi, Java, C/C++, C#, Visual Basic, Python, Perl, PHP, ASP e Ruby), excelente desempenho e estabilidade, fácil de manusear, suporta controle transacional e a sua replicação é facilmente configurável.
Limitações: Limites de tamanho de arquivo do MySQL.
Uso mais indicado: para aplicativos web.
Preço: Gratuito.
Sistema Operacional Compatível: Windows 9x, Me, NT, 2000 e XP, Mac OS X Server, Linux 2.0 entre outros.
Vantagens: fácil, rápido e de alto desempenho, fator de memória (MySQL evita vazamentos de memória), há suportes de plataforma e há segurança de dados.
Desvantagens: tamanho da base de dados.
Versões: 5.X, 8.X (Mais recente).
SGDB: PostgreSQL
Descrição: É um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Objeto-Relacional (SGBDOR) estendido e livre organizado em forma de tabelas (linhas e colunas).
Empresa Fabricante / Criadores: Departamento de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley.
Características: Possui bibliotecas para numerosas linguagens (Jasva, C/C++, Perl, Tcl/Tk), ele funciona de acordo com uma arquitetura cliente/servidor, é muito utilizado em sistemas web e possui organização e otimização dos dados.
Limitações: Tamanho máximo de uma tabela é de 32TB, o tamanho máximo de uma linha da tabela é 1.6TB, o tamanho máximo de um registro é de 1GB e a quantidade de linhas por tabela é ilimitada.
Uso mais indicado: Para operações mais complexas.
Preço: Gratuito.
Sistema Operacional Compatível: Linux e Windows.
Vantagens: Multiplataforma, suporte a linguagens de programação, dados geométricos, comunidade ativa, suporte a JSON e NOSQL, altamente extensivel e possui características de bancos relacionais.
Desvantagens: Não possui capacidade de replicação, backup, recuperação de falhas e otimizações avançadas.
Versões: A partir da versão 6.X até 11.X.
SGDB: FireBird
Descrição: É um banco de dados cliente/servidor open source, compatível com o padrão SQL-92, que foi desenvolvido a partir do código-fonte do InterBase 6.
Empresa Fabricante / Criadores: Ann Harrison e Jim Starkey.
Características: Ideal para a introdução aos conceitos de banco de dados, é extremamente leve, possui multiplataforma e compartilha memória.
Limitações: Em relação a segurança ele não traz tantos recursos quanto outros bancos (MySQL por exemplo) e também não suporta uma quantidade imensa de usuários.
Uso mais indicado: Para aplicações comerciais ou não-comerciais.
Preço: Gratuito.
Sistema Operacional Compatível: Darwin, FreeBSD, HPUX, Linux, Sinixz, Sparc, Solaris, Win32, MacOS, AIX e WinCE 3.0.
Vantagens: Instalação instantânea, custos reduzidos de manutenção e é gratuito.
Desvantagens: Não é recomendado para o uso de centenas de usuários, sua confiabilidade não é alta para grandes empresas.
Versões: 1.X até 3.X.
SGDB: Oracle
Descrição: É um SGBD que surgiu no fim dos anos 70 que possui a característica de ser relacional, robusto, seguro e com capacidade de gerenciar enormes quantidades de dados
Empresa Fabricante / Criadores: Oracle Corporation e Larry Ellison
Características: É um banco muito confiável e seguro, sendo ele o mais usado no mundo por parte das empresas de médio e grande porte.
...