TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versão do Windows

Tese: Versão do Windows. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 21

Versões do Windows

Windows 1.0

Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário.Suas funcionalidades eram relativamente limitadas

História

Foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um hard drive. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, “command prompt”, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação.

Interface

O Windows 1.0 trouxe, ao usuário, uma interface bem colorida, isso no monitor em cores, que era um artefato raro e bem inacessível para a época, foi o primeiro sistema da Microsoft Corporation a utilizar mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.

Windows 2.0

O Windows 2.0 foi um ambiente operacional da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Era usado em plataformas Intel, com um sistema de reconhecimento de caracter. Foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0 em 1990. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um. O Windows 2.0 praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Existe a versão Windows 2.0/386, otimizada para microprocessadores 386 e similares.

Em 27 de Maio de 1988, foi lançado o Windows 2.1, que era apresentado em 7 disquetes de alta densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e ele era nada mais do que o

Windows 2.0 reformulado

Existem duas versões especiais do Windows 2.1:

Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286; Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.

Existe uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, que foi lançada em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.

Windows 3.0

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990. Era usado em computadores 286 e 386.A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Operacional e rodava por cima do DOS, sendo necessário carregar o DOS para, posteriormente, executar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Também existe a versão 3.0a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990.

Windows 3.0 with Multimedia Extensions

Esta edição especial do Windows 3.0 foi lançada no início de 1991 e é bem rara, pois nunca foi comercializada, somente distribuída com computadores novos ou kits multimídia entre o final de 1990 e o começo de 1991. Incluía vários programas multimídia, atualizações e correções de erros da versão normal.

Windows 3.1 e posteriores

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Tinha softwares para multimédia e fontes TrueType (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.

Windows NT

Windows NT é o nome da família de sistemas operacionais do Windows voltados ao meio corporativo. NT vem de Nova Tecnologia (New Technology). A primeira versão é de 1993 e trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Em 2000, a Microsoft mudou o seu nome para Windows 2000. A partir de 2001 a versão Workstation passou a ser o Windows XP Professional, enquanto a versão servidor foi lançada em 2003 como "Windows Server 2003" Os sistemas operativos NT têm uma elevada estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS como no Windows 9X/ME. Analogamente o Windows NT possui um Prompt de Comando que executa as instruções em linha de texto, contudo há apenas um único kernel 32 bits que gerencia de forma centralizada o computador. Já no Windows 95, 98, 98SE e ME o MS-DOS realmente existe como um sistema operacional distinto que roda paralelamente dividindo o controle do hardware. No NT a troca de usuário é mais acessível que do Windows 95, 98, 98SE e ME. O NT é um sistema operativo de 32 bits. Recentemente foram lançadas versões de 64 bits do Windows XP(5.1) e Vista(6.0), como parte natural da evolução deste OS.

A arquitetura do Windows NT é fortemente baseada na idéia do microkernel, de forma que um único componente seu gerencia e oferece aos demais cada uma das funcionalidades do sistema. Assim, em teoria, pode-se remover, atualizar ou substituir cada módulo sem que se precise alterar o resto do sistema. Contudo, o Windows NT não é puramente orientado à filosofia do microkernel, pois módulos externos a ele podem executar operações em modo kernel (protegido), a fim de evitar trocas de contexto e melhorar o desempenho geral do sistema. A organização do Windows NT é feita em camadas, que se dispõem umas sobre as outras de forma que cada camada oferece serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com