Versão do Windows
Tese: Versão do Windows. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silas.campos • 5/10/2014 • Tese • 5.196 Palavras (21 Páginas) • 254 Visualizações
Versões do Windows
Windows 1.0
Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário.Suas funcionalidades eram relativamente limitadas
História
Foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um hard drive. Naquela altura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 360 KB cada um. Continha o Reversi (jogo), um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, “command prompt”, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação.
Interface
O Windows 1.0 trouxe, ao usuário, uma interface bem colorida, isso no monitor em cores, que era um artefato raro e bem inacessível para a época, foi o primeiro sistema da Microsoft Corporation a utilizar mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas.
Windows 2.0
O Windows 2.0 foi um ambiente operacional da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Era usado em plataformas Intel, com um sistema de reconhecimento de caracter. Foi lançado em 1 de Novembro de 1987 e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0 em 1990. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um. O Windows 2.0 praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. Existe a versão Windows 2.0/386, otimizada para microprocessadores 386 e similares.
Em 27 de Maio de 1988, foi lançado o Windows 2.1, que era apresentado em 7 disquetes de alta densidade de 3,5" de 720 KB cada um, e ele era nada mais do que o
Windows 2.0 reformulado
Existem duas versões especiais do Windows 2.1:
Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286; Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.
Existe uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, que foi lançada em Março de 1989, com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.
Windows 3.0
O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990. Era usado em computadores 286 e 386.A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Operacional e rodava por cima do DOS, sendo necessário carregar o DOS para, posteriormente, executar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Também existe a versão 3.0a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990.
Windows 3.0 with Multimedia Extensions
Esta edição especial do Windows 3.0 foi lançada no início de 1991 e é bem rara, pois nunca foi comercializada, somente distribuída com computadores novos ou kits multimídia entre o final de 1990 e o começo de 1991. Incluía vários programas multimídia, atualizações e correções de erros da versão normal.
Windows 3.1 e posteriores
O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Tinha softwares para multimédia e fontes TrueType (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.
Windows NT
Windows NT é o nome da família de sistemas operacionais do Windows voltados ao meio corporativo. NT vem de Nova Tecnologia (New Technology). A primeira versão é de 1993 e trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Em 2000, a Microsoft mudou o seu nome para Windows 2000. A partir de 2001 a versão Workstation passou a ser o Windows XP Professional, enquanto a versão servidor foi lançada em 2003 como "Windows Server 2003" Os sistemas operativos NT têm uma elevada estabilidade e têm a vantagem de não ter o MS-DOS como no Windows 9X/ME. Analogamente o Windows NT possui um Prompt de Comando que executa as instruções em linha de texto, contudo há apenas um único kernel 32 bits que gerencia de forma centralizada o computador. Já no Windows 95, 98, 98SE e ME o MS-DOS realmente existe como um sistema operacional distinto que roda paralelamente dividindo o controle do hardware. No NT a troca de usuário é mais acessível que do Windows 95, 98, 98SE e ME. O NT é um sistema operativo de 32 bits. Recentemente foram lançadas versões de 64 bits do Windows XP(5.1) e Vista(6.0), como parte natural da evolução deste OS.
A arquitetura do Windows NT é fortemente baseada na idéia do microkernel, de forma que um único componente seu gerencia e oferece aos demais cada uma das funcionalidades do sistema. Assim, em teoria, pode-se remover, atualizar ou substituir cada módulo sem que se precise alterar o resto do sistema. Contudo, o Windows NT não é puramente orientado à filosofia do microkernel, pois módulos externos a ele podem executar operações em modo kernel (protegido), a fim de evitar trocas de contexto e melhorar o desempenho geral do sistema. A organização do Windows NT é feita em camadas, que se dispõem umas sobre as outras de forma que cada camada oferece serviços
...