Woozy braht
Por: joelsonvieira • 26/8/2015 • Projeto de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
Moega Automática
Relatório Final do Projeto
Versão 1.0
João Pessoa 25/03/15
- Objetivos
Neste projeto desenvolvemos um sistema para carregamento automático de caminhões e carretas em portos. O objetivo era criar um sistema onde a segurança dos operadores fosse o ponto principal, e proporcionasse também agilidade ao sistema de abastecimento, com isso desenvolvemos um sistema eletrônico que é o responsável pelo controle da movimentação do veículo a ser abastecido, responsável também pelo controle do abastecimento.
- Escopo do Sistema
Nosso projeto baseia-se numa plataforma corrediça. Essa plataforma possui uma prancha na qual o veículo será posicionado antes do início do trajeto. Após iniciar o percurso, haverá um tempo até que o veículo chegue ao local de abastecimento (Moega) onde o carregamento é dividido em três estágios para uma melhor disposição do produto na carroceria do veículo, passado esse processo o veículo é encaminhado até o local de desembarque.
No início do processo há sensores posicionados para identificar a presença do veículo, após um determinado tempo necessário para a desembarque do condutor, dá-se início a movimentação da plataforma responsável por levar o veículo até o local de abastecimento que fica abaixo da moega, após os três estágios de carregamento, o sistema encaminha o veículo até o próximo sensor responsável por verificar e sinalizar o final do processo de carregamento e consequentemente a saída do veículo
- Principais Pontos Positivos do Projeto
- Segurança para o condutor do veículo;
- Segurança para os operadores da moega;
- Agilidade do processo de abastecimento;
- Confiabilidade na precisão do processo;
- Evita desperdícios;
- Otimização do processo
- Principais Pontos Negativos do Projeto
- Vibração da plataforma;
- Limite máximo de peso do veículo.
- Situação da Versão Atual do Sistema
A versão atual é um protótipo que realiza a simulação da situação real do processo a ser executado, nele foram usados motores e sensores de tamanho reduzido e uma plataforma capaz de receber carretas e caminhões de pequenas dimensões. O sistema funciona bem, bastando apenas a construção de uma réplica em tamanho real.
- Fatores que Causaram Desvios em Relação ao Planejado
- Precisão de sensores: O uso de sensores mecânicos para o controle do processo não apresentou bom desempenho, pois, por necessitar de contato físico para o seu funcionamento, era impreciso, o que nos levou a substitui-los por sensores ópticos.
- Controle do abastecimento: Para efetuar o controle da abertura da moega planejou-se utilizar motores de passo, no entanto o esforço feito para que ele pudesse realizar o processo de fechamento demandava um motor de maior potência, foi então que o substituímos por um solenoide.
- Avaliação dos Custos do Projeto
Os custos do protótipo variaram entre R$ 550,00 e R$ 600,00 a expectativa é que na prática esses custos aumentem consideravelmente, pois as proporções dos componentes serão bem maiores.
- Análise Custo/Benefício
Os custos serão enormes se comparados com os atuais investimentos feitos nos portos, no entanto os benefícios serão enormes com relação a segurança, eficiência e controle dos processos.
- Avaliação do Processo de Desenvolvimento
Foi produtivo realizar o desenvolvimento da moega, pois lidamos com situações que não havíamos encontrado em outros projetos, como a construção da maquete, desenvolvimento do projeto da moega, do sistema eletrônico e programação. O trabalho em grupo também apresentou vantagens como a divisão de tarefas e o comprometimento de cada indivíduo com os resultados obtidos.
...