A AÇÃO DE ANTISSÉPTICOS NA DESINFECÇÃO
Por: Letícia Fernanda • 12/3/2019 • Relatório de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
BACHARELADO EM QUÍMICA
LETÍCIA FERNANDA FERREIRA DA SILVA
AÇÃO DE ANTISSÉPTICOS NA DESINFECÇÃO
GOIÂNIA
2018
INTRODUÇÃO
O crescimento de microrganismos pode ser controlado através de métodos químicos e físicos. Este controle controle pode levar à eliminação total dos micróbios ou não. Dentre os métodos de eliminação parcial de microrganismos de determinado material ou ambiente, os mais conhecidos são os de desinfecção e anti-sepsia. Os agentes químicos são utilizados para controlar o crescimento de micróbios tanto em tecidos vivos como em objetos inanimados. A maioria dos agentes químicos somente reduz a população bacteriana. Nenhum desinfetante isolado será apropriado para todas as circunstâncias.
OBJETIVOS
Verificar o ação de antissépticos no crescimento de microrganismos através do teste de difusão em disco.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Pipetou-se 100µL da cultura de microrganismos em meio líquido e espalhou-se superficialmente em meio sólido, utilizando o cotonete. Espalhou-se superficialmente sobre todo meio de cultura.
- Esperou-se secar totalmente a cultura inoculada.
- Colocou-se os discos de papel de filtro, previamente embebidos com as soluções de desinfetantes testadas. Usou-se como controle o papel de filtro embebido em água esterelizada.
- Identificou-se cada agente ultilizado e colocou-se a placa a 30°C por 48h.
- Verificou-se houve ou não a formação de zonas de inibição em torno dos discos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Trata-se de um teste QUALITATIVO em relação à qualidade dos desinfetantes e diluições testadas. O resultado se dá por meio da medida do halo de inibição em mm, que se forma em trono dos discos. A ausência de halo significa resistência e a presença de halo implica o nível de sensibilidade microbiana. A temperatura de incubação é 30ºC por 48 horas.
[pic 1]
Figura 1. Agentes utilizados no teste.
[pic 2][pic 3]
Figura 2. Placa de petri contendo cultura de meio líquido.
Observou-se o desenvolvimento de microrganismos apenas no disco embebido em água destilada. Nos demais discos observou-se a eficácia de deseinfecção dos agentes.
CONCLUSÃO
Conclui-se que nesse meio de cultura (amostra de pele), os agentes possuem tamanha eficiência que não é possível observar crescimento de microrganismos. A ausência de halo nos mostra isso.
REFERÊNCIAS
M.B NOVATO, D.A.; D.SILVA, G.P.; FERRASOLI, K.P.; MURONI, P.M.; R. PELAIS, P.F.; BRUNO, T.F.; ALMEIDA, C.B. Eficácia dos desinfetantes quanto ao controle microbiológico. Disponível em: http://www.unilago.edu.br/revista/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/EFIC%C3%81CIA%20DOS%20DESINFETANTES%20QUANTO%20AO%20CONTROLE%20MICROBIOL%C3%93GICO.pdf
...