A Atividade Prática Realizada Com Simulador Virtual
Por: Ramon Diaz • 1/8/2023 • Relatório de pesquisa • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Aluno(a): Ramon Lustoza Varela Dias RU: 4495738
ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA COM SIMULADOR VIRTUAL
ATENÇÃO: Ao utilizar textos da internet, livros ou artigos, sempre reescreva utilizando suas palavras. A simples cópia, mesmo com a citação da fonte, pode indicar plágio.
Trabalhos que apresentem teor de plágio superior a 2% não serão avaliados.
Responda as questões abaixo:
1) Quais os tipos de ligações químicas estão sendo formadas durante as reações?
O Cloreto de magnésio (MgCl2) forma uma ligação iônica. O magnésio (Mg) possui dois elétrons na camada de valência e tende a perdê-los, se tornando um cátion com uma carga de +2. Por outro lado, o cloro (Cl) possui sete elétrons na camada de valência e tende a ganhar um elétron para adquirir uma configuração eletrônica estável, se tornando um ânion com uma carga de -1. A ligação ZnCl é uma ligação iônica. Nessa ligação, o zinco (Zn) doa dois elétrons para o cloro (Cl), formando o íon Zn 2+ e o íon Cl-. O Nitrato de Zinco Zn(NO3)2 é composto por um íon zinco (Zn2+) e íons nitrato (NO3-). A ligação presente no nitrato de zinco é uma ligação iônica. Já o Dióxido de Nitrogênio (NO2) é uma molécula que possui uma ligação covalente polar. Isso ocorre porque o nitrogênio e o oxigênio têm eletronegatividade diferente. O oxigênio é mais eletronegativo do que o nitrogênio, o que significa que atrai mais os elétrons compartilhados na ligação.
2) Os ácidos utilizados no experimento são ácidos fortes ou fracos, segundo Lewis?
Ácido clorídrico (HCL) e Ácido nítrico (HNO3) são ácidos fortes que segundo Lewis são aqueles que podem doar um par de elétrons de uma ligação covalente para formar uma ligação iônica com uma espécie receptora. Já os ácidos fracos são aqueles que têm uma tendência menor de doar um par de elétrons.
3) Quais os gases gerados nas reações que ocorreram? Eles são tóxicos, inflamáveis ou inertes?
O Gás hidrogênio (H2), que também é uma das comprovações da ocorrência de reação, não tóxico, porém bastante inflamável, que reage com o oxigênio formando água (H2O). Também o Dióxido de Nitrogênio (NO2), um gás tóxico e bastante poluente gerado a partir de motores de combustão e usinas termelétricas. Óxido nítrico (NO) que é um gás que pode ser tóxico em grandes concentrações. E o Nitrato também tóxico, comumente encontrado na indústria de fertilizantes e em grandes concentrações pode causar a poluição de aqüíferos, gerando danos a saúde. (Zoppas, 2016)
4) Quais os compostos formados nas reações entre os metais analisados (Cobre, Magnésio, Prata e Zinco) e o Ácido Clorídrico (HCl)? Apresenta a fórmula química de cada composto formado nas reações.
Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2 (Cloreto de Zinco e Hidrogênio)
Cu + HCl → sem reação
Mg + 2HCl → MgCl2 + H2 (Cloreto de Magnésio e Hidrogênio)
Ag + HCl → sem reação
5) Quais os compostos formados nas reações entre os metais analisados (Cobre, Magnésio, Prata e Zinco) e o Ácido Nítrico (HNO3)? Apresenta a fórmula química de cada composto formado nas reações.
Zn + 4HNO2 → Zn(NO3)2 + 2H2O + 2NO2 (Nitrato de Zinco, Água e Dióxido de Nitrogênio)
Mg + 2 HNO3 → Mg(NO3)2 + H2(Nitrato de magnésio e Hidrogênio)
3Cu + 8HNO3 → 3Cu(NO3)2 + 4H2O + 2NO (Nitrato de cobre, Água e Óxido Nítrico)
Ag + 2HNO3 → Ag + NO3 + NO2 + H2O (Prata, Nitrato, Dióxido de Nitrogênio e Água)
6) Em quais reações ocorreu mudança de cor? Explique por que ocorreu a mudança de cor.
Segundo Russel (1982) podemos comprovar a ocorrência de uma reação quando ocorre mudança de cor (Christoff, pp. 205).
Zn + 2HCl → ZnCl2 + H2 (preto)
Mg + 2HCl → MgCL2 + H2 (preto)
Zn + 4HNO2 → Zn(NO3)2 +2H2O + 2NO2 (amarelo)
Mg + 2HNO3 → Mg(NO3) + H2 (branco)
Cu + 8HNO3 → 3Cu (NO3)2 + 2NO + 4H2O (verde e depois azul)
Ag + 2HNO3 →Ag+ + NO3 + NO2 + H2O (marrom)
7) Por que é necessário realizar esse experimento dentro da capela de exaustão?
Porque ácidos fortes e suas reações com outros solventes podem produzir elementos ainda mais corrosivos, bem como gases inflamáveis e tóxicos. A capela de exaustão é então um EPC, equipamento de proteção coletiva, que realiza a exaustão dos vapores de gases que são gerados durante a manipulação de ácidos e solventes, além de funcionar como barreira de proteção física na realização dos experimentos (Manual de Capela de Exaustão/USP, 2016).
...