A Corrosão em latas de aço
Por: danieell15 • 11/7/2018 • Relatório de pesquisa • 909 Palavras (4 Páginas) • 1.036 Visualizações
Experimento: 07 - Corrosão em latas de aço
Pós Laboratório
1) Todas as latas sofreram corrosão. A ordem de corrosão foi:
Lata 1 – Lata 4 – Lata 2 –Lata 3
2) Os meios aos quais as mesmas [a]estavam submetidas. As latas que tinham o ferro exposto sofreram maior corrosão se comparadas a lata 1, que não tinham ferro exposto. Além disso, a lata que tinha a exposição do ferro e a solução de NaCl apresentou maior oxidação[b], enquanto a lata 4 estava no meio da lata anteriormente citada teve sua corrosão dificultada pela presença da placa de zinco.
3) Baseando-se na escala de reatividade dos metais ou em uma tabela de potenciais de redução, vê-se que o estanho é mais nobre que o ferro, protegendo-a da corrosão.
4) Porque o ferro foi exposto e houve sua oxidação, como podemos verificar pelo esquema:
[pic 1]
Reação anódica = [pic 2]
Reação catódica =[pic 3]
Reação global = [pic 4]
Produto da corrosão [c]= [pic 5]
5) Por que os sais dissolvidos tem uma ação despolarizante, aumentando a condutividade de íons, favorecendo a corrosão, ou seja, este processo é acelerado.
6) Pela tabela de potenciais de redução percebemos que o zinco tem menor potencial se comparado ao ferro e estanho, dessa forma, tem maior tendência a ser oxidado. Então o metal que é corroído nesta lata é o zinco, formando Zn(OH)2, um composto de cor branca.
Relatório
Introdução
A corrosão é um fator que causa muitas perdas, inclusive nas indústrias, que necessitam fazer trocas e manutenções em tubulações ou equipamentos feitos de materiais corrosivos.
O estanho é um material muito utilizado nas fábricas para recobrir recipientes, latas, e assim[d], evitar ferrugem, isso porque seu potencial de redução é superior em relação a outros materiais, como o ferro, por exemplo, protegendo o metal que se deseja manter inalterável.
O experimento que será explanado no relatório a seguir tem como finalidade apresentar com clareza como ocorre o processo de corrosão em latas de acordo com o material que são feitas e meio que estão submetidas.
Resultados e Discussões
Foram realizadas quatro práticas com a finalidade de verificar a corrosão em latas de aço. Utilizamos quatro latas de Nescau, enumeramos as mesmas [e]de 1 a 4 e então as submetemos a meios diferentes. A primeira continha água doce até em torno de 2 ou 3 cm antes de da borda superior[f], a segunda foi arranhada expondo o ferro e foi colocada água até a proximidade da boca, a terceira lata foi arranhada e então, inserimos água salgada, na quarta além dos arranhões e água salgada foi colocada uma placa de zinco.
Fizemos observações das quatro latas durante quatro dias. A cada vinte e quatro horas verificamos os fenômenos ocorridos e fizemos as anotações. A lata 1 foi a que menos sofreu o processo de corrosão. Esse fator foi exposto apenas nas bordas inferiores da lata, já que o ferro não estava exposto à água e sim o estanho e este tende a ser reduzido, protegendo o ferro.[g]
A segunda lata sofreu bastante corrosão, visto que o ferro reagiu, funcionando como ânodo e a água como cátodo, acontecendo assim, o processo de corrosão. Essa foi uma das que mais sofreu corrosão, ficando atrás apenas da lata 3.
A lata 3, que continha sal foi a mais corroída, prejudicada, visto que os sais dissolvidos tem uma ação despolarizante, aumentando a condutividade de íons, favorecendo a corrosão, ou seja, este processo é acelerado.
Na lata 4 o processo de corrosão do ferro não ocorreu com intensidade, pois esta continha uma placa de zinco e pela tabela de potenciais de redução percebemos que o zinco tem menor potencial se comparado ao ferro e estanho, dessa forma, tem maior tendência a ser oxidado. Então quem se corrói nesta lata é o zinco, formando Zn(OH)2, um composto de cor branca.
...