A Destilação
Por: wenzel7 • 8/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
Universidade Federal de Sergipe
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Química
Disciplina: Química Experimental IV
Grupo: Matheus Wenzel
1. Apresente os valores de temperatura e volume dos destilados obtidos experimentalmente.
R: Para a destilação simples o valor de temperatura em que começou a ebulição foi de aproximadamente 99ºC e, o volume de destilado obtido não foi levado em consideração porque essa destilação foi feita apenas como demonstração devido ao fato de não podemos destilar até a secura do balão.
Já no caso da destilação fracionado, adicionou-se 60mL de água e 40mL de cetona. A temperatura em que se começou a destilar a mistura foi 59ºC e o volume de destilado obtido, no caso a cetona, foi de 36mL.
2. Em teoria, qual dos dois tipos de destilação é a mais eficaz?
R: A destilação fracionada é a mais eficaz devido à utilização de uma coluna de destilação. Essa coluna de destilação purifica o vapor, deixando passar apenas o mais volátil. Esse tipo de destilação é recomendado para misturas homogêneas de líquidos com pontos de ebulição próximos.
Se fosse utilizado uma destilação simples para misturas homogêneas de líquidos com pontos de ebulição próximos, o destilado seria contaminado em parte pelo líquido menos volátil tornando, dessa forma, o processo de destilação ineficiente.
3. Cite duas razões que justifiquem que a água fria circule num condensador no sentido
ascendente.
- A primeira razão é a garantia de que todo o espaço do condensador seja preenchida com água. Se fosse preenchido de forma descendente, haveria espaços vazios no condensador o que prejudicaria o resfriamento do vapor de destilado.
- A outra razão é para que o processor de troca de calor entre a água e o vapor seja o mais eficiente possível, de forma que à medida que o vapor do destilado percorre o condensador, ele encontre menores temperaturas da água de resfriamento.
4. Poderia se separar por destilação simples uma mistura de dois líquidos de pontos de ebulição 77 ºC e 111 ºC? E por destilação fracionada? Qual líquido se recolheria primeiro?
R: Nesse caso como os pontos de ebulição são próximos, o recomendado seria usar a destilação fracionada, pois se fosse utilizada a destilação simples o destilado conteria não somente o líquido mais volátil, mas também uma fração do menos volátil. O que impede que isso ocorra na destilação fracionada é a coluna de destilação.
E, por fim, o líquido que seria recolhido primeiro seria o menos volátil justamente por precisar de uma menor temperatura para entrar em ebulição.
5.
Água
Ponto de ebulição: 100 °C
Fórmula: H2O [pic 1] (Estrutura)
Massa Molar: 18,01528 g/mol
Etanol
Ponto de ebulição: 78,37 °C
Fórmula: C2H6O [pic 2]
Massa Molar: 46,07 g/mol
Octanol
Ponto de ebulição: 195 °C
Fórmula: C8H18O [pic 3]
Massa Molar: 130,2279 g/mol
Pentano
Ponto de ebulição: 36,1 °C
Fórmula: C5H12 [pic 4]
Massa Molar: 72,15 g/mol
Hexano
Ponto de ebulição: 68 °C
Fórmula: C6H14 [pic 5]
Massa Molar: 86,18 g/mol
Dodecano
Ponto de ebulição: 216.2 °C
Fórmula: C12H26 [pic 6]
Massa Molar: 170.34 g/mol
Etileno glicol
Ponto de ebulição: 197,3 °C
Fórmula: C2H6O2 [pic 7]
Massa Molar: 62,07 g/mol
Glicerol
Ponto de ebulição: 290 °C
Fórmula: C3H8O3 [pic 8]
Massa Molar: 92,09382 g/mol
Acetato de butila
...