TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEMBRANA PLASMÁTICA

Resenha: A MEMBRANA PLASMÁTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

A MEMBRANA PLASMÁTICA ou CELULAR separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável da penetração e saída de substâncias da célula.

A observação de que os volumes das células se altera de acordo com a concentração das soluções em que são colocadas, foi um dos principais índices da existência da membrana celular.

Para que as células funcionem, cresçam e se multipliquem, é necessário que as substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para dentro da célula, e as substâncias desnecessárias sejam impedidas de penetrar, ou então, eliminadas do citoplasma.

A membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como por exemplo, hormônios. Este reconhecimento, pela ligação de uma molécula especifica (sinal químico ou ligante) com o receptor da membrana, desencadeia uma resposta que varia conforme a célula e o estimulo recebido. A resposta pode ser contratação ou movimento celular, inibição ou estimulação da secreção, síntese de anticorpos, proliferação mitótica, etc.

As mitocôndria e cloroplastos são subdivididas internamente por membranas, ampliando ainda mais a comparti mentalização intracelular. Assim a célula executa, em separado e com mais eficiência, funções especializadas que não poderia ser realizado em um único compartimento.

Graças ao isolamento de membranas descobriu-se que a membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídios, proteínas e hidratos de carbono, mas a proporção destes componentes varia muito, conforme o tipo de membrana.

Lipídios das membranas

Os lipídios das membranas são moléculas longas com extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica.

ENTRE OS LIPÍDIOS FREQÜENTES NAS MEMBRANAS CELULARES ENCONTRAM-SE FOSFOGLICERÍDEOS, ESFINGOLIPÍDIOS E COLESTEROL.

TODAS AS MEMBRANAS CELULARES APRESENTAM A MESMA ORGANIZAÇÃO BÁSICA, SENDO CONSTITUÍDAS POR DUAS CAMADAS LIPÍDICAS FLUÍDAS E CONTÍNUAS, ONDE ESTÃO INSERIDAS MOLÉCULAS PROTÉICAS, CONSTITUINDO UM MOSAICO FLUÍDO.

A MEMBRANA É CONSTITUÍDA POR UMA CAMADA HIDROFÓBICA MÉDIA E POR DUAS CAMADAS HIDROFÍLICAS, UMA INTERNA (LADO CITOPLASMÁTICO) E OUTRA EXTERNA.

PROTEÍNAS DA MEMBRANA PLASMÁTICA

Embora existam diferenças entre os lipídios, que influem nas propriedades das diversas membranas, a atividade metabólica das membranas depende principalmente das proteínas. Cada tipo de membrana tem suas proteínas características, principais responsáveis pelas funções da membrana.

As proteínas integrais estão firmemente associadas aos lipídios e só podem ser separadas de fração lipídica através de técnicas drásticas, como o emprego de detergentes.

A separação das proteínas da membrana dos eritrócitos e do se citoesqueleto, por meio de eletroforese em gel, levou à descoberta de três proteínas principais. Uma desses proteínas é a espectrina.

As moléculas de espectrina formam uma malha na superfície interna da membrana do eritócito. Trata-se de uma proteína do citoesqueleto, provavelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com