A SOLUÇÕES .
Por: Maria Luiza Demarco • 2/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.478 Palavras (10 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
LUIZ GUSTAVO LEITE ORTEGA
MARIA LUIZA DEMARCO
PATRÍCIA SALES DE OLIVEIRA
EDUARDO MIGUELITO DE CAMPOS
RENATA DE SOUSA SILVA
SOLUOES
DANIELY DE FÁTIMA MIRANDA MARTINEZ JOZEBEL ARVANI ZANIOLO PATRÍCIA SALES DE OLIVEIRA RENATA DE SOUSA SILVA
SOLUÇOES
Trabalho desenvolvido com o intuito de obtenção de nota na disciplina de Química Geral e Experimental apresentado à Universidade do Estado de Mato Grosso.
Profª: Jussara de Araújo Gonçalves.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................... 4
2. REVISÃO................................................................................................. 4
3. METODOLOGIA...................................................................................... 5
I. MATERIAIS................................................................................... 5
II. PRCEDIMENTOS......................................................................... 7 i. Primeira Solução.............................................................. 7 ii. Segunda Solução............................................................. 8
iii. Terceira Solução............................................................... 9
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES.......................................................... 11
5. CONCLUSÃO........................................................................................ 12
6. REFERÊNCIAS..................................................................................... 12
1. INTRODUÇÃO
Realizado três tipos de soluções de concentrações de solutos hidratados, com o intuito de elaborar um experimento onde será realizado uma pilha. Sendo a primeira solução de Zinco (Zn), segunda solução de Cobre (Cu) e por último a solução de NaCl. Através da junção dessas três soluções pode-se gerar condução de corrente elétrica, com o auxílio de dois eletrodos sendo um de Zn e o outro de Cu, e principalmente com ajuda da ponte salina, pois sem a mesma não haverá a transferência de elétrons.
2. REVISÃO
A ponte salina preenche três funções: separa fisicamente os compartimentos eletródicos, provê a continuidade elétrica (um caminho contínuo para a migração dos ânions e dos cátions) na célula e reduz o potencial de junção líquida, uma diferença de potencial produzida quando duas soluções diferentes são postas em contato entre si. Esta diferença se origina pelo fato do ânion e o cátion na ponte salina migrarem com velocidades praticamente iguais, o potencial de junção líquida é minimizado, e isto simplifica a interpretação da medida de tensão de uma pilha. (RUSSEL, Vol. 2,
2005, p. 872).
Um átomo ou íon que captura elétrons, e por isto provoca a oxidação de outro, é chamado de oxidante. Um átomo ou íon que cede elétrons, determinando portanto a redução de outro, é chamado de redutor. (ROZENBERG, 2002, p.
482).
Se os eletrodos de zinco e de cobre forem ligados entre si por meio de um circuito externo, haverá um escoamento de elétrons através deste circuito, do eletrodo de zinco para o eletrodo de cobre em cuja
superfície serão recebidos pelos íons de Cu2+. Estes íons são
reduzidos e os átomos de cobre resultantes se depositam sobre a superfície do eletrodo de cobre, em um processo denominado eletrodeposição. O eletrodo de cobre é denominado cátodo, ou seja, é o eletrodo onde ocorre a redução. (RUSSEL, Vol. 2, 2005, p. 871).
[...] os átomos da superfície do zinco perdem elétrons (são oxidados) e se tornam íons. À medida que os elétrons deixam o metal saindo pelo circuito externo, os íons se dissolvem na solução aquosa. O
eletrodo de zinco é denominado ânodo, isto é, o eletrodo onde ocorre a oxidação. (RUSSEL, Vol. 2, 2005, p. 871).
3. METODOLOGIA
I. MATERIAIS
Usar equipamentos como proveta graduada de 100mL, balão volumétrico de 100mL, Becker de 250mL e Becker de 100mL, bastão para misturar a solução, eletrodo de Zinco (Zn) e eletrodo de Cobre (Cu), ponte salina, voltímetro e balança analítica para pesar a massa dos seguintes reagentes: sal (NaCl), zinco (Zn) e cobre (Cu).
Figura 01: Eletrodo de Zn e Cu.
[pic 1]
Fonte: SOUSA, 2014.
Figura 02: Ponte salina.
[pic 2]
Fonte: SOUSA, 2014.
Figura 03: Voltímetro.
[pic 3]
Fonte: SOUSA, 2014. Figura 04: Vidrarias utilizadas.[pic 4]
Fonte: SOUSA, 2014.
Figura 05: Nitrato de Zn e Nitrato de Cu.
[pic 5]
Fonte: SOUSA, 2014.
II. PROCEDIMENTOS
i. Primeira Solução
100mL de Zn(NO3)2.6H2O a 0,1 M
Calcular a massa molar de Zn(NO3)2 para 0,1 M, onde a massa molar de Zn é igual a 65,4g, do N igual a 14g e a do O igual a 16g, formando a massa molar de Zn(NO3)2 189,4g para cada mol, calcular também a massa molar de 6H2O, onde a massa molar de H é igual a 1, formando assim 108g para cada mol.
...