A TABELA PERIÓDICA: NITROGÊNIO, FÓSFORO E SEUS COMPOSTOS
Por: thaariadna • 24/10/2017 • Relatório de pesquisa • 2.308 Palavras (10 Páginas) • 400 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
GRUPO 15 DA TABELA PERIÓDICA: NITROGÊNIO, FÓSFORO E SEUS COMPOSTOS
LARISSA GAIOLA
NATHALIE BARBOSA CAVALCANTE
THALIA ARIADNA FROES ALMEIDA
DOURADOS – MS
SETEMBRO, 2017
RESUMO
O primeiro experimento visava verificar a volatilidade dos sais de amônio, observou a sublimação no tubo de ensaio indicando o caráter salino em estudo. Já no segundo experimento é comprovado através de uma comparação do procedimento realizado e literatura que o amoníaco é um forte agente redutor. O terceiro usa estuda o potencial redutor do reagente hidrazina, onde comprovou que em meio básico são fortes redutores. Quando relaciona agente oxidante e grupo 15 é necessário dar uma atenção especial ao íon nitrato, pois este em meio ácido é um excelente redutor como foi comprovado experimentalmente. No quinto experimento o sal monobásico dissolveu completamente e obteve pH aproximadamente 4, o dibásico restou resquícios porém seu ph aumentou mais que o dobro, já o tribásico restou quantidade significativa de resíduos e o pH foi consideravelmente elevado (entre 12 e 13). Experimentos seis e sete não deram certo pela mesma razão, baixa concentração do molibdato de amônio.
SUMÁRIO
Introdução 03
Procedimentos Experimentais 03
Volatilidade de sais de amônio03
O poder redutor do amoníaco04
Reações envolvendo hidrazina04
Redução de ácido nítrico com metais05
Ortofosfatos05
Reconhecimento de ortofosfatos05
Fosfatos condensados 05
Resultados e Discussões 06
Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
No grupo 15 estão os elementos nitrogênio,fósforo, arsênio, antimônio e bismuto.A configuração eletrônica destes possui 5 elétrons na sua camada de valência,e por esse motivo possuem estado de oxidação máxima de cinco.As ligações somente são feitas a partir dos elétrons p , pois os elétrons s sofrem o efeito do par inerte.
O nitrogênio se difere dos demais elementos do grupo.Ele é um não-metal,gás incolor,inodoro,sem gosto e diamagnético.Ele é encontrado como molécula diatômica ou seja N2, essa molécula é estável e como consequência disso possui energia de dissociação alta.
A temperaturas elevadas a reatividade do N2 aumenta gradativamente reagindo diretamente com elementos do grupo 2,13 e 14, com H2 e com alguns metais de transição (J.D.Lee - Química Inorgânica, 1999).
O fósforo é um não-metal, diferentemente do primeiro elemento do grupo,ele é branco,ceroso, muito reativo .Ele se inflama espontaneamente no ar a cerca de 35ºC, sendo armazenado sob água para impedir essa reação.O fósforo é encontrado com P4 tetraédrica,essa estrutura é mantida nos estados líquidos e gasosos.
Se o fósforo branco for aquecido a cerca de 250ºC, ou a uma temperatura menor na presença de luz solar, forma-se o fósforo vermelho.Trata-se de um sólido polimérico,muito menos reativo do que o fósforo branco (J.D.Lee - Química Inorgânica, 1999).
Os demais elementos do grupo 15 As,Sb são metalóides e o Bi é um metal verdadeiro,são sólidos e encontrados em várias formas alotrópicas.Os três elementos possuem formas metálicas muito menos reativas chamadas de formas.
Todos os elementos da família 15 formam hidretos voláteis,todos são tóxicos e de cheiro desagradável.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
- 1º Experimento : Volatilidade de sais de amônio: sublimaçã
Materiais e Reagentes
- Tubo de ensaio
- Cloreto de amônio sólido
- Bico de bunsen
Procedimento
Em um tubo de ensaio adicionou-se a quantidade de 0,2g de cloreto de amônio sólido, após se aqueceu o sólido com o bico de bunsen,e observou.
- 2º Experimento: O poder redutor do amoníaco
Materiais e Reagentes
- Tubo de ensaio
- Sulfato de amônio
- Solução de permanganato de potássio 1%
- Solução de dicromato de potássio 5%
- Cápsula de porcelana
- Bico de bunsen
Procedimento
Em dois tubos de ensaio adicionou-se uma pequena quantidade de sulfato de amônio e em um dos tubos pipetou-se três gotas da solução de permanganato de potássio, no tubo de ensaio restante pipetou-se três gotas da solução de dicromato de potássio. Ambos os tubos foram expostos a chama do bico de bunsen e observou-se as alterações. Posteriormente, numa cápsula de porcelana, aqueceu 1 grama de dicromato de potássio e analisou-se seu comportamento.
- 3º Experimento: Algumas reações da hidrazina
Materiais e Reagente
- Solução de fenilhidrazina cloridrato 5%
- Tubo de ensaio
- Solução de permanganato de potássio (KMnO4)
- Solução de cromato de potássio
- Solução de iodo alcóolico
Procedimento
Em três tubos de ensaio adicionou-se solução de fenilhidrazina cloridrato 5%, após adicionou-se no primeiro tubo de ensaio a solução de permanganato de potássio,no segundo cromato de potássio e no terceiro a solução de iodo alcoólico.
Novamente foi realizado o mesmo procedimento anterior, mas ao final de cada tubo de ensaio adicionou-se três gotas de ácido sulfúrico diluído.E por fim foi feito mais uma vez o primeira solução e adicionou-se três gotas de hidróxido de amônio.
- 4º Experimento: Redução do ácido nítrico com metais
Materiais e Reagentes
- Pedaços de zinco
- Pedaços de cobre
- HNO3(65%)
- HNO3(50%)
- HNO3(10%)
- Tubos de ensaio
Procedimento
Foram adicionados em três tubos de ensaio a fração de zinco metálico e em cada um foi adicionado uma alíquota de ácido nítrico, sendo eles o concentrado, o diluído (50%) e o diluído (10%) respectivamente. O mesmo foi realizado para amostra de cobre.
- 5º Experimento: Ortofosfatos
Materiais e Reagentes
- Fosfatos de sódio tribásicos, dibásicos e monobásicos
- Água destilada
- Tubos de ensaio
Procedimento
Em três tubos de ensaio dissolveu-se, separadamente, pequenas quantidades de fosfato de sódio tribásico, dibásico e monobásico em 5mL de água destilada. As soluções obtidas foram reservadas para realização do experimento seguinte.
...