A Titulação
Por: Milena Ribeiro • 3/7/2018 • Relatório de pesquisa • 881 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
Titulação
Determinação do ácido acético no vinagre e titulação potenciométrica do ácido fosfórico no Biotônico Fontoura
Introdução
Experimento 1:
O ácido acético é um ácido fraco tendo Ka de 1,8X10-5. Ele é usado amplamente em química industrial na forma de ácido acético glacial em soluções de diferentes concentrações. Na alimentícia é consumido como vinagre, que é uma solução diluída do ácido acético glacial (3,5 a 8% m/v). O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), produzido por um processo fermentativo, muito utilizado como condimento em saladas. A legislação brasileira considera que o vinagre de vinho deve conter 40 gramas de ácido acético por litro de solução ou 4% m/v.
Indicadores ácido base, são compostos orgânicos que mudam sua conformação eletrônica dependendo do meio, se este é ácido ou básico. Existem diversos indicadores ácido-base, com diferentes pontos de viragem, por exemplo a fenolftaleína, que é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4 e é utilizada frequentemente em titulações, mantém-se incolor em soluções ácidas e fica cor-de-rosa em soluções básicas. O ponto de viragem representa o pH em que o indicador muda de cor, se tiver mais OH- do que H+ a solução é titulante e ficará rosa, mais se tiver mais H+ do que OH- a solução ficará incolor. Este valor não é preciso, mas dá uma ideia do pH da solução.
Experimento 2:
A titulação potenciométrica é uma técnica de localização do ponto final da análise volumétrico, aplicável sempre que se despõe de um eletro indicador para a espécie desejada.
Para fazer a determinado de ácidos, como o ácido fosfórico, por meio de titulação ácido-base, é essencial o uso do pHmetro, requerendo o controle constante das diversas etapas, anotando o volume de reagentes dosado e o respectivo potencial, dados que são utilizados para construir a curva de titulação. Não sendo necessário o uso de indicadores visuais, porque pode ser difícil a percepção de mudança de cor.
Materiais Utilizados e Soluções
Experimento 1:
- Pipeta;
- Balão volumétrico 100 ml;
- Erlenmeyer;
- Bureta;
- Vinagre;
- Água destilada;
- Solução de hidróxido de sódio;
- Indicador fenolftaleína.
Experimento 2:
- Agitador magnético;
- Barrinha magnética;
- Pipeta;
- PHMETRO;
- Bureta;
- Béquer 250ml;
- Solução de hidróxido de sódio;
- Biotônico;
- Água Destilada.
Parte Experimental
Experimento 1:
- Pipetar 10 ml de vinagre e colocar em um balão volumétrico de 100 ml, completar o volume com água destilada até o menisco e homogeneizar. Com essa solução preparada pipetar 20 ml, colocar em um frasco de Erlenmeyer, acrescentar 3 gotas de fenolftaleína e titular com solução padronizada de hidróxido de sódio em uma bureta, até aparecer uma cor rósea. Após a titulação anotar o volume utilizado de NaOH.
Experimento 2:
- Pipetar 10 ml de Biotônico por num béquer de 250 ml com uma barrinha magnética dentro, acrescentar água destilada com aproximadamente 90 ml. Colocar o béquer no agitador magnético, pôr o eletrodo do pHmetro dentro de modo que não toque na barrinha e na bureta enche-la de hidróxido de sódio até 0 ml. Anotar em meio e meio ml o pH.
Resultados e Discussões
Experimento 1:
Ca.Va = Cb.Vb
X.20 = 0,1. 5,6
X.20 = 0,56
X = 0,56/20
X = 0,028 M
Experimento 2:
[pic 1]
Conclusão
Experimento 1:
A fenolftaleína é uma substância que muda sua geometria molecular de acordo com o meio em que se encontra. De modo que, estando em meio ácido é transparente e estando em meio básico é vermelha.
...