Aferição e teste de precisão e exatidão de vários instrumentos
Por: bkajsal • 8/3/2019 • Relatório de pesquisa • 588 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
Relatório
EXPERIMENTO Nº 1
Aferição e teste de precisão e exatidão de vários instrumentos
Quando se trata da execução de um experimento, é fundamental saber as técnicas a serem utilizadas, a fim de vetar quaisquer erros que possam ultrapassar a margem aceitável, além de saber a diferenciação prévia entre exatidão e precisão. A exatidão é fundamentada a partir de um cálculo matemático de erro relativo, trata-se de uma padronização referencial para comparar dados. Por outro lado, a precisão utiliza-se do grau de variância, a partir da repetição, a fim de dar os resultados após suas medições.
Pré
EXPERIMENTO Nº 1
Aferição e teste de precisão e exatidão de vários instrumentos
- Objetivo:
O objetivo principal desse experimento é a dominação de técnicas de pipetagem, para sua utilização em experimentos futuros. Além de se fazer uma comparação dos volumes médios da água destilada, calcular seu volume final, partindo da massa e densidade da água e medir o volume de algumas vidrarias do laboratório que possuem o mesmo propósito, apesar de apresentar precisão e exatidão diferentes. Sendo necessário aferir o menisco, curvatura formada pelo líquido, a partir da superfície do recipiente utilizado.
- Materiais e vidrarias a serem utilizadas:
Primeira parte:
1º Pipeta de Pasteur
2º Pipeta graduada de 5ml
3º Béquer ou vidro de relógio
Segunda parte:
1º Balão volumétrico
2º Béquer
3º Bureta
4º Pipeta graduada
5º Pipeta volumétrica
6º Proveta
Terceira parte:
Rolhas (cinco)
- Reagentes utilizados e quantidade (em ml)
Reagente: Água destilada
Quantidade:
1ª parte:
Aproximadamente 20 gotas de água destilada (repetir o processo 3 vezes)
2ª parte:
25 mL de água destilada (podendo ter um erro limite de até 0,03 mL)
- Procedimento experimental
A primeira parte do procedimento será a comparação média do volume de água destilada, usando a pipeta de Pasteur e a pipeta graduada de 5 mL, além de, um béquer ou vidro de relógio e uma balança analítica. Calcular o desvio padrão. A segunda parte será a medição do volume de diversas vidrarias, utilizando a pipeta volumétrica como valor padrão (25 mL), repetir o procedimento três vezes para cada equipamento. Preencher o volume morto antes de adicionar os 25 mL e calcular desvio padrão do volume (soma das gotas = volume). Caso necessário, utilizar a pipeta de Pasteur para adicionar ou retirar água e ter exatamente 25 mL e calcular o erro relativo, a fim de se ter um resultado exato do experimento. A terceira e última parte será a comparação de exatidão e precisão da massa de cinco rolhas nas balanças analíticas e semi-analíticas.
...