As Soluções
Por: Mariana Rodrigues • 18/6/2018 • Relatório de pesquisa • 578 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Físico-Química I
PREPARO DE SOLUÇÃO 0,10 MOL/L DE UM ÁCIDO E SOLUÇÃO SUPERSATURADA
Mariana da Silva Rodrigues
Curso: Pós-médio em Química
Turma: PMQ 331
Disciplina: Físico-Química I
Professor: Erlandsson e Murilo
Rio de Janeiro
21 de março de 2018
- OBJETIVO
O objetivo desta presente prática é preparar uma solução de a partir de uma solução com as especificações: [pic 2]
%m/m= 96,0% [pic 3]
[pic 4]
MM = 98,0 g/mol
Após o preparo da mesma foi adicionada uma gota de Azul de Bromotimol, , pó químico branco, inodoro, parcialmente solúvel em água e solúvel em compostos orgânicos e em soluções alcalinas. Ele é utilizado como indicador ácido-base para atestar a acidez (adquirindo a cor amarela), alcalinidade (adquirindo a cor azul) e o ph neutro (adquirindo a cor verde). Para diferenciar o potencial hidrogeniônico foram adicionados às soluções de ácido sulfúrico 18,0 mols/L concentrações de os volumes 5,0 mL, 6,0 mL e 7,0 mL seguindo a reação abaixo:[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Figura 1: Intervalo de pH. Fonte: Química Nova Interativa
Já na prática de solução supersaturada utiliza-se acetato de sódio, , composto cristalino e incolor solúvel em água e etoxietano e parcialmente solúvel em etanol e o brometo de potássio, KBr, composto cristalino e incolor, higroscópico (capaz de absorver umidade do ar) e é solúvel em água e etanol. [pic 9]
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
- Lavagem das vidrarias
Todas as vidrarias foram esfregadas com esponja contendo detergente, enxaguada com água de torneira e deionizada, respectivamente. Após a lavagem foram dados leves borrifos de álcool etílico na parede interna de béqueres, tubos de ensaio, pipetas e do vidro de relógio para secá-los. Não foi necessário repetir o procedimento com o álcool nas provetas e no bastão de vidro, já que a quantidade de fluido não iria interferir nos resultados de forma significativa.
- Preparo da Solução 0,10 mol/L de [pic 10]
Antes de coletar o volume necessário de ácido da amostra mais concentrada, fez-se o cálculo abaixo:
[pic 11]
[pic 12]
Adiciona-se uma pequena quantidade de água deionizada, com o auxílio do pissete, em uma proveta de 100 mL e recolhe-se uma alíquota de 0,56 mL de ácido sulfúrico concentrado com uma pipeta graduada de 1,0 mL dentro da capela e utilizando luvas nitrílicas, dado que o ácido pode causar queimaduras na pele e lesões oculares.
Após a mistura, homogeneizar o conteúdo e avolumar até 100 mL com água deionizada novamente. Em seguida, com uma pipeta de 5,0 mL retira-se uma alíquota de 3,0 mL e as transfere para um tubo de ensaio. Este procedimento foi repetido três vezes e os tubos de ensaio foram enumerados de 1 a 3, juntamente com o nome do composto contido nele.
...