As leis da termodinamica
Por: Nádila Soares • 30/5/2019 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 834 Visualizações
Filme: As leis da termodinâmica
Nome: Nádila Soares
Disciplina: Termodinâmica
Professor: Ambrósio Martins
O filme trata-se de uma comédia romântica, onde o astrofísico Manel se apaixona pela modelo Elena, no qual o filme tem como objetivo explicar as leis da termodinâmica para descrever os relacionamentos e o amor, com profissionais e desenhos de forma a facilitar o entendimento. Uma das cenas que chama a atenção é a parte onde Manel aparece com um buraco do lado esquerdo, simbolizando que tinha sido magoado por Elena e relaciona isso a um buraco negro. Um buraco negro é um fenômeno espacial de proporções elevadas e com massas muito compactas, resultando em um campo gravitacional tão forte que nenhum tipo de partícula e radiação conseguem sair.
A termodinâmica aplicada a buracos negros envolve a semelhança entre a área de um buraco negro e a entropia, ambas aumentam de forma irreversível. Se os buracos negros não possuíssem entropia, seria possível violar a segunda lei da termodinâmica jogando massa dentro de um buraco negro, a única maneira de satisfazer a segunda lei é admitir que os buracos negros possuem entropia, cujo aumento mais do que compensa a diminuição da entropia carregada pelo objeto que foi engolido. A entropia de um buraco negro é proporcional a sua área.
A primeira lei da termodinâmica diz que para um sistema termodinâmico isolado que percorre um ciclo completo, temos que o calor transferido é igual ao trabalho realizado, de acordo com o princípio de conservação da energia. A segunda lei da termodinâmica assegura que é impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além de trabalho e troca de calor com um único reservatório térmico. Na terceira lei da termodinâmica o postulado de Nernst-Planck nos diz que para qualquer substância em equilíbrio termodinâmico, ou seja, a entropia, tende a zero quando a temperatura tende a zero.
...