CATAPORA
Resenha: CATAPORA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/5/2014 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
NOME DA DOENÇA: CATAPORA
AGENTE ETIOLÓGICA: Herpesvirus varicellae
FORMA DE INFECÇÃO: A transmissão se dá por meio de gotículas ou secreções nasais contendo o vírus, secreção das feridas, e da mãe para filho, durante a gestação
PROFILAXIA: vacina, no caso de pessoas imunocomprometidas, e que tiveram contato com o vírus, deve ser avaliada a possibilidade da imunização através do uso de globulinas, para evitar a possibilidade de uma evolução de Herpesvirus varicellae para herpes-zóster.
SINTOMAS: as pessoas acometidas tendem a apresentar cansaço, dor de cabeça, febre e perda de apetite e o mais característico, no entanto, é o surgimento de pequenas feridas de cor avermelhada e número variável evoluindo para bolhas com liquidos
NOME DA DOENÇA: CAXUMBA
AGENTE ETIOLÓGICA: pertence à família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.
FORMA DE INFECÇÃO: contato direto com saliva, gotículas aéreas e objetos contendo o vírus. Este também pode ser transmitido de mãe para filho, durante a gravidez.
PROFILAXIA: vacina tríplice viral (MMR) aos 15 meses de idade, e não ter contato com alguém acometido pela doença.
SINTOMAS: inchamento de uma ou mais glândulas salivares, febre, , náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem manifestar.
NOME DA DOENÇA: DENGUE
AGENTE ETIOLÓGICA: Aedes aegypti (mosquito), já o vírus, pertencente à família Flavivirus, possui quatro subtipos: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
FORMA DE INFECÇÃO: Picada do mosquito
PROFILAXIA: Larvicidas e inseticidas capazes de destruir larvas e mosquitos adultos. Os inseticidas são lançados por meio das máquinas de nebulização; e os larvicidas, utilizados pelos agentes de saúde em residências e outros locais que podem acumular água parada, alem da conscientização da população.
SINTOMA: : apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta, dores, cansaço e indisposição, além de vômitos, dores nas articulações e atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele, o paciente apresenta sangramentos, principalmente das gengivas, nariz e intestino (hemorrágica), a pressão arterial cai subitamente ou, aos poucos, vai diminuindo a ponto de o indivíduo quase não apresentar pulso. Pode ocorrer perda de consciência e insuficiência renal, cardíaca, hepática e/ou respiratória (síndrome do choque da dengue) ou podem ocorrer caso do não aparecimento dos sintomas.
NOME DA DOENÇA: FEBRE AMARELA
AGENTE ETIOLOGICO: Arbovírus do Gênero Flavivírus, em cidades o reponsavel é o Aedes aegypti; em ambientes fechados, Haemagogus e Sabethes.
FORMA DE INFECÇÃO: picada do mosquito
PROFILAXIA: O controle do mosquito Aedes aegypti é outra medida eficaz. Para pessoas cuja imunização por meio da vacina não é recomendada (gestantes, imunocomprometidos, etc.), o uso de bons repelentes, camisas de manga comprida, calça, meias e luvas – ao visitar áreas suscetíveis – é uma boa medida de prevenção.
SINTOMAS: Febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente, hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar.
NOME DA DOENÇA: GRIPE DO FRANGO
AGENTE ETIOLOGICO: causa
...