Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Por: bruninlove • 18/9/2019 • Relatório de pesquisa • 673 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
CEFET MG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Autores:
BRUNO HENRIQUE
LÍDIA AMIN
RICHARD ÁLEX
CARACTERIZAÇÃO SIMPLES DE SUBSTÂNCIAS
Teste da chama
Belo Horizonte,
02 de abril de 2019
- Título do Experimento:
Caracterização simples de substâncias – Teste da chama.
- Nome dos autores:
Bruno Henrique, Lídia Amin e Richard Álex
- Resumo:
O teste da chama tem como objetivo identificar metais pela coloração que produzem numa chama a alta temperatura. Em tese, a parte experimental consiste em utilizar um fio de níquel-cromo limpo, mergulhá-lo em uma solução concentrada (10 gotas de solução de lítio e sódio), levá-lo até a parte oxidante da chama no bico de Bunsen e observar a cor resultante. No caso dos metais utilizados, foi gerada a cor vermelha para o lítio e a cor amarela para o sódio.
- Introdução e objetivos:
Teste da chama é um experimento utilizado para detectar a presença de íons metálicos. Os procedimentos realizados no laboratório foram simples, tratando-se apenas de expor uma amostra contendo fio de níquel-cromo limpo ao fogo. Essa amostra era mergulhada ao ácido clorídrico para fins de limpeza de resíduos, e em seguida, observava-se a alteração na coloração das chamas.
A coloração do fogo é alterada devido à absorção de energia pelos elétrons, o que faz com que eles se desloquem da camada de valência para um nível de energia mais elevado. Quando estes elétrons excitados retornam ao estado fundamental, ele libera a energia recebida em forma de radiação.
O olho humano consegue enxergar esta radiação, pois seu comprimento de onda se encontra na faixa do espectro visível, e como cada elemento possui um comprimento de onda específico, é evidente as alterações nas cores dessa faixa.
Como descrito acima, o principal objetivo deste experimento é identificar os metais, utilizando o fogo.
- Parte Experimental:
Para seguir com os procedimentos, foram utilizados os seguintes materiais:
MATERIAIS UTILIZAADOS |
|
Após acender o Bico de Bunsen, foi feita a limpeza do fio de níquel-cobre. Essa limpeza, é feita mergulhando a ponta do fio em uma solução 6 mol de HCl. Feito isso, foi imergida a parte inicial do fio em uma solução concentrada de lítio (10 gotas do metal). Após isso, essa parte foi colocada em contato com a parte oxidante da chama, sendo observado a cor vermelha. O mesmo foi feito com o sódio, sendo observado a cor amarela.
...