Chuva Ácida
Por: AllanBorghes • 15/10/2015 • Relatório de pesquisa • 585 Palavras (3 Páginas) • 3.681 Visualizações
Chuva Ácida
O experimento retratou a reação da contaminação na água e ar, ocasionados pela queima de combutíveis, e no caso a queima de enxofre.
O fenômeno conhecido como chuva ácida é caracterizado por toda chuva com PH inferior a 5,65. Esté é o valor de equilíbrio da agua pura com pressão normal de CO2 na atmosfera, ou seja, o PH da chuva já é naturalmente ácido. A formação ocorre quando seus óxidos de nitrogênio e Enxofre (que foi o material utilizado), entram em contato com a água presente nas nuvens. Neste caso gerando o ácido sulfuroso H2SO3, ou ácido sulfúrico H2SO4.
OS Materiais Utilizados no Experimento foram:
- Pote de Vidro com tampa;
- Enxofre em pó;
- Fitas de PH universal;
- Fios de cobre para formação das hastes;
- Espátula;
- Proveta de 10 ml;
- Isqueiro;
- Fenolftaleína;
- Azul de Bromotimol;
- HCL (ácido clorídrico);
- NaOH (Hidróxido de Sódio);
- Bureta;
- H2O (água)
- NaOH 0,1% (solução aquosa de Soda); e
- Balão de Erlenmeyer.
Adicionamos uma medida de aproximadamente um dedo de água no recipiente de vidro, e medimos o PH da água pura, que estava entre 6 e 7. Tendo feito isso, adicionamos três gotas de azul de bromotimol e novamente medimos o PH da solução, que caiu para 5. Prosseguimos com o experimento e fizemos a base no fio de cobre para que fosse colocado dentro do pote. Colocamos na concha feita pelo cobre uma quantidade de enxofre em pó, e queimamos utilizando um isqueiro. Ocasionamos com a queima do enxofre, os gases que formam a chuva ácida. Lacramos o pote de vidro e deixamos que a solução fosse saturada pela emissão dos gases da queima do enxofre, depois de cinco minutos de ação, a água ficou amarelada e o cheiro no ambiente ficou bem forte. Medimos o PH novamente da solução saturada com o gás que a queima do enxofre emitia, o PH da água chegou a 2, depois de medido o PH, colocamos a solução no balão de Erlenmeyer, e então adicionamos da bureta à solução, NaOH 0,1%. Colocamos cerca de 30 gotas de solução aquosa de soda a 0,1%, quando ocorreu o ponto de virada da solução, o que também alterou a coloração de amarela para azul. Tornamos a medir o PH da Água, que deu entre 7 e 8.
Chegamos a conclusão que a chuva ácida ocorre devido a queima de combustível fóssil, o que diminui drasticamente o PH da água. A chuva ácida prejudica as plantações, florestas, modifica as propriedades do solo, altera o ecossistema aquático, que causa a morte das vegetações e consequentemente dos peixes, inutilização da água potável, etc.
Conclusão
Chuva ácida, forma de contaminação atmosférica, atualmente objeto de grande controvérsia devido aos extensos danos que lhe são atribuídos.
É urgente que se tomem medidas mais eficazes para que ao menos a chuva acida seja reduzida em todo planeta, para que não tenhamos maiores consequências no meio ambiente. Caso não sigamos o protocolo de Kyoto, corremos um sério risco de danos irreversíveis a natureza. Os países precisam reduzir a emissão de Gases tóxicos no meio ambiente, hoje os Estados Unidos da América e China são os maiores produtores de chuva ácida no mundo, junto com os países Europeus. No Brasil somente os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro presenciam o fenômeno em maior quantidade.
...