Determinação de Peróxido de Hidrogênio em Água Oxigenada
Por: re_oliveira • 29/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 425 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Química
Elias Oliveira da Sé
Kethleen Lima Monteiro
Larissa Tavares de Jesus
Renata Teles de Oliveira
Determinação de Peróxido de Hidrogênio em Água Oxigenada
Aracaju
2013
Elias Oliveira da Sé
Kethleen Lima Monteiro
Larissa Tavares de Jesus
Renata Teles de Oliveira
Determinação de Peróxido de Hidrogênio em Água Oxigenada
Trabalho apresentado como parte da nota da segunda unidade.
Prof. Dra. Lisiane dos Santos Freitas
Aracaju
2013
Conteúdo
1. Introdução
2. Materiais
3. Métodos
3.1. Padronização de KMnO4 0,02 mol/L
3.2. Determinação de Peróxido de Hidrogênio em Água Oxigenada
4. Resultados e Discussões
4.1. Padronização de KMnO4 0,02 mol/L
4.2. Determinação de Peróxido de Hidrogênio em Água Oxigenada
5. Conclusão
6. Referências
Introdução
Sabe-se que o peróxido de hidrogênio é um agente oxidante, onde, quando utilizado o mesmo para uma análise volumétrica, tem-se uma reação de oxidação e redução. Os agentes oxidantes e redutores devem ser estáveis no solvente usado e a substância que se deseja determinar deve estar em um estado de oxidação definido e estável, antes de se iniciar a titulação. Para se ter sucesso em um método volumétrico, é necessário também que os métodos de preparação de soluções padrão sejam disponíveis e que exista um meio adequado de se detectar o ponto final da reação [1].
O peróxido de hidrogênio é encontrado na forma de solução aquosa, conhecido popularmente como “água oxigenada”, e são classificados conforme a concentração. Nos rótulos comercializados geralmente aparece a indicação do tipo de volumes onde quanto maior o volume, mais concentrada é a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio for muito alta a solução será do aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratórios e indústrias, se a concentração for muito pequena será utilizado para ferimentos externos como agente bactericida, pois possui ação anti-séptica [2].
A determinação de peróxido de hidrogênio em água oxigenada comercial, é feita a partir de determinações permanganométricas, onde este método envolve uma reação de oxirredução em meio ácido, reduzindo os íons MnO4- a Mn. Em titulações permanganométricas, geralmente, não é necessário o uso de indicadores, pois um pequeno excesso de titulante dá-se uma solução de coloração violeta clara, que indica o ponto final da titulação [3].
Esta pratica tem como objetivo determinar a concentração de peróxido de hidrogenio em água oxigenada a partir da titulação com permanganato de potássio.
Materiais
- Água destilada
- Água oxigenada
- Balão volumetrico 100 mL
- Balança analítica
- Béquer 100 mL, 50 mL
- Bureta 50 mL
- Erlenmeyer 250 mL
- Pipeta volumétrica 15 mL
- Pisseta
- Funil
- Proveta 60 mL
- Solução de KMnO4 0,2 mol/L
Métodos
Padronização de KMnO4 0,02 mol/L
Pesou-se de 0,2000 a 0,2500 g de oxalato e transferiu-o para erlenmeyer de 250 mL. O oxalato foi dissolvido em ± 60 mL de água destilada e foi adicionado 15 mL de H2SO4 1:6. Aqueceu-se a solução a 90 oC e titulou-se com a solução de KMnO4 0,02 mol/L até permanência da coloração rósea durante 30 segundos. A titulação foi repetida por mais duas vezes. E a partir daí pode-se calcular a média da concentração em mol/L, a estimativa do desvio padrão e o intervalo de confiança.
Determinação de Peróxido de Hidrogênio em Água Oxigenada
Retirou-se uma alíquota de 10 mL, medidos com pipeta volumétrica, da amostra (água oxigenada não cremosa) e diluiu-se com água destilada em balão volumétrico de 100 mL. Foi transferirida exatamente 10 mL da amostra diluída para erlenmeyer e acrescentou-se 15 mL de H2SO4 1:6. E então titulou-se com solução padronizada de KMnO4 0,02 mol/L até surgimento de leve coloração violácea. A titulação foi repetida mais uma vez. E a partir daí pode-se determinar a média da concentração de H2O2 em % e em volumes.
...