Diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos
Artigo: Diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Incrivelverdemg • 19/9/2014 • Artigo • 801 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
BIOQUIMICA
1) Quais as diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos? Escolha um exemplo
de cada um deles, descreva a importância para o bom funcionamento das células e
do organismo como um todo.
A diferença é que no composto orgânico contém na sua composição carbono e hidrogênio e o composto inorgânicos não possue carbono.
Exemplos de compostos inorgânicos: H2O. Usualmente, a água é chamada de "solvente universal", pois é capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.É importante para sobrevivência do ser humano em um todo. Exemplos de compostos inorgânicos HCL- o ácido clorídrico é que, apesar dele ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, esse ácido está presente no suco gástrico. Essa secreção produzida pelo estômago é formado pelo próprio ácido clorídrico, enzimas, sais e muco. Ela mantêm o pH do estômago entre 0,9 e 2 proporcionando assim a melhor destruição das células de alimento pra que possamos absorver os nutrientes.
Exemplos de compostos orgânicos: CH4 A inalação do metano pode levar à inconsciência e lesar o sistema nervoso central. O contato desse composto no estado líquido com pele e olhos causa queimadura por congelamento.
Exemplos de compostos orgânicos: C2H4O2 Uma das utilizações mais clássicas da solução de azul de bromotimol como indicadora ácido-base é a determinação do pH da água de aquários, piscinas, criadouros e tanques de peixes. Também se utiliza o azul de bromotimol no ramo da Obstetrícia com a finalidade de identificar uma desordem do parto conhecida como rompimento prematuro das membranas. Em laboratórios, é freqüente o uso da substância como corante biológico para análises microscópicas realizadas em lâminas, o que facilita a visualização de paredes e núcleos celulares.
2) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo
humano e sua interferência na atividade física. Ressalte a importância do sistema
tampão e os principais mecanismos de defesa
O pH do sangue humano precisa estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários à saúde daquele indivíduo. Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0 proliferem e encontrem ambiente propício para sobreviver. A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresentam um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer.
...