ENERGIA NUCLEAR: ACIDENTE NAS USINAS THREE MILE ISLAND E FUKUSHIMA
Por: lumafc • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE DE CIÊNCIAS, LETRAS E EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE - FACLEPP QUÍMICA (BACHARELADO) |
Disciplina: Química Ambiental I.
ENERGIA NUCLEAR: ACIDENTE NAS USINAS THREE MILE ISLAND E FUKUSHIMA
Aluno(s): Luma Freitas Correa. Ra: 3351407556
Professor (a): Jaqueline Nascimento da Silva.
29 de Outubro de 2016.
Presidente Prudente – SP
INTRODUÇÃO
Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear. Foi descoberta por Hahn e Meitner ao observarem uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A principal finalidade da tecnologia nuclear atual é a geração de energia elétrica, aproveitando o calor emitido na reação para transformar água em vapor, movimentando assim um turbogerador. Essa reação pode acontecer de maneira controlada (usinas nucleares) ou de maneiras descontroladas (bombas atômicas).
[pic 2]
Esquema de uma Usina Nuclear
A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador que produz a eletricidade.
A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do norte Paquistão, Índia no Brasil entre outros.. São 210 usinas nucleares em 31 países com ao todo 438 reatores produzindo a potência elétrica total de 372 GW.
As vantagens da energia nuclear são a não utilização de combustíveis fósseis, não geram gases, evita a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, também é imune a alterações climáticas futuras, além disso 60% do combustível utilizado é reprocessado visando enriquecer novamente o urânio exaurido, tornando possível que ele seja utilizado como combustível novamente.
Apesar das inúmeras vantagens a energia nuclear foi a protagonista de vários acidentes nos quais milhares de mortes foram registrados. Este trabalho vem apresentar dois desses acidentes o da usina Three Mile Island e o de Fukushima.
ACIDENTE THREE MILE ISLAND
Toda usina nuclear pode ser comparada a uma panela de pressão no fogo, enquanto há algo dentro dela o calor é transferido para o que está sendo cozido e a temperatura se mantém constante, mas se a panela ficar vazia ela superaquece e pode acabar explodindo. Foi basicamente o que ocorreu em Three Mile.
Em 28 de março de 1979 aproximadamente as 3h53 de uma quarta-feira na Pensilvânia, parte da população de Harrisburg acordou com um barulho ensurdecedor. Que lembrava o barulho de uma chaleira, porém com a potência de um jato decolando, decorrente da usina que se localizava na ilha Three Mile, no rio Susquehanna.
Neste dia o resfriamento da usina nuclear falhou. Medias de segurança faziam com que muitas funções fossem automáticas e uma das turbinas parou, o reator logo em seguida foi desligado automaticamente, porém o efeito não é imediato e o calor precisava ser contido o que não aconteceu, quase toda água do reator se perdeu. Em questão de minutos tudo estava um caos.
A equipe de funcionários fez de tudo para controlar a situação. Mas todas informações que recebiam eram confusas. Enquanto os operadores debatiam sobre o que fazer o nível de água dentro do reator abaixou a ponto de descobrir o compartimento de urânio radioativo, que derreteu e atingiu o pouco de água que ainda estava no reator. A água e o vapor contaminados continuavam a sair pela válvula de emergência.
Horas depois foi declarado estado de emergência e todos foram orientados a abandonar as áreas críticas. As autoridades foram alertadas e apenas o pessoal que tentava solucionar o problema ficou no local. O derretimento do núcleo foi identificado por volta das 15:00 e só então as bombas de refrigeração foram religadas.
Pela TV, a população recebia notícias contraditórias. O pânico foi geral: 140 mil pessoas fugiram de sua casa, as escolas fecharam e os fazendeiros esconderam seu gado, temendo uma chuva radioativa. Na sexta-feira, a notícia de que havia o acúmulo de hidrogênio na câmara de vapor levou ao temor de que a usina fosse explodir, mas a situação acabou sendo controlada.
...