Eletroquimoca
Por: Lucas Castro • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 306 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
INTRODUÇÃO
A transferência eletrônica baseia-se no princípio de Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.
Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medida pelo potêncial elétrico "Eº" medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu "Eº". Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menos dois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior Eº transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor Eº.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no cotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica, fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.
Forma Forma
OBJETIVO
Verificar, experimentalmente a transferência de elétrons entre os elementos.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Materiais Utilizados:
Palha de aço;
Becker de 50ml;
pinça;
- Reagentes Utilizados
Sulfato de Cobre - CuSO4;
Sulfato de Zinco - ZnSO4;
Nitrato de Chumbo - Pb(NO3)2
Nitrato de Prata - AgNO₃
- Procedimento Experimental
Foi-se separadas as lâminas de Cobre (CU).
Com a Palha de aço, foi-se removido todos os resíduos de oxidação presentes nas lâminas de cobre (CU), citada a cima.
Em cada um dos béqueres, foram colocadas as soluções de sulfato de cobre - CuSO4; sulfato de zinco - ZnSO4; nitrato de chumbo - Pb(NO3)2.
Foi-se mergulhado em cada bécker, com cada uma das soluções, uma placa de cobre (CU), por um tempo de aproximadamente 2 minutos.
Observou-se se ocorreu oxi-redução, ou não.
...