Energia Nuclear Júri Simulado
Por: Mairon Janderson • 16/11/2019 • Trabalho acadêmico • 832 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
UNIDADE DE UBÁ – MG
ENERGIA NUCLEAR: HEROÍNA OU VILÃ?
Um Júri Simulado como estratégia para abordagem do tema Energia Nuclear
Mairon Janderson de Freitas Coelho
Licenciatura em Química
UBÁ – MINAS GERAIS
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
2.1. Objetivo geral 4
2.2. Objetivos específicos 4
3. METODOLOGIA 4
INTRODUÇÃO
O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no campo educacional, é caracterizado como estratégia metodológica de ensino capaz de propiciar uma melhor compreensão das transformações científicas e tecnológicas pelos estudantes. O enfoque CTS na educação é apresentado na BNCC de 2018 no seguinte trecho:
Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global. (BNCC, 2018)
O trecho citado trata da Competência 1, a qual pretende desenvolver no estudante a capacidade de reflexão sobre a relação dos fenômenos estudados e os impactos sociais que eles tem. Ao conectar o tema Energia Nuclear com a proposta apresentada no documento do MEC, torna-se claro a necessidade de uma reformulação da abordagem da temática, uma vez que ele trás em seu contexto histórico implicações socioambientais impactantes.
Tendo por base a intenção do documento proposto pelo MEC e os inúmeros casos ocorridos ao longo da história que estigmatizam a Energia Nuclear como vilã, propõem-se neste trabalho um Júri Simulado, como estratégia capaz de envolver o aluno com o tema e seus impactos, positivos e negativos na sociedade.
O Júri Simulado apresenta-se como uma simulação contendo todos os elementos de um tribunal judiciário real. Essa estratégia permite ao estudante uma reflexão sobre o tema e instiga seu poder persuasivo na tentativa de convencer as partes envolvidas sobre seu ponto de vista, embasando-se em fatos reais.
A seguir será descrito todos os passos para o desenvolvimento da dinâmica.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Diante do assunto introduzido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade alternativa para a abordagem do tema Energia Nuclear em sala de aula, tendo por estratégia a dinâmica de Júri Simulado.
Objetivos específicos
Para alcançar o propósito, pretende-se dividir as aulas em três momentos:
- Momento conceitual e histórico: este momento caracteriza-se pela aula sobre o assunto radioatividade e o tema energia nuclear.
- Momento preparatório: este momento caracteriza-se pela apresentação da dinâmica do Júri Simulado seguida pela divisão dos grupos.
- Momento processual: este momento caracteriza-se pela aplicação da dinâmica.
METODOLOGIA
Na intenção de arriscar uma abordagem mais interativa para o Ensino de Química, baseando-se na máxima “Educação para a Cidadania”, conforme previsto na Constituição de 88, (Brasil), propõem-se aqui um Júri Simulado como estratégia de envolvimento dos estudantes com o tema Energia Nuclear, devido à abrangência da dinâmica no que tange às reflexões à cerca dos impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais do tema.
...