Equilíbrio de sistemas químicos
Tese: Equilíbrio de sistemas químicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucasparussolo • 23/7/2013 • Tese • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 605 Visualizações
3 - Parte Experimental:
3.1 – Materiais e Reagentes
- Tubo de ensaio
- Pipeta volumétrica
- Proveta
- Espátula de metal
- Solução de K2 Cr2O7 0.1 mol.L-1
- Solução de K2CrO4 0.1 mol.L-1
- Solução de NaOH 1 mol.L-1
- Solução de HCl 1 mol.L-1
- Solução de FeCl3
- Solução de KSCN
- KSCN sólido
- Água
- NH4Cl sólido
- Solução de Cloreto de cobalto 0.25 mol.L-1
3.2 – Procedimentos:
I – Equilíbrio de sistemas químicos
Primeiramente, colocou-se em um tubo de ensaio 2 mL de uma solução de Dicromato de potássio 0,1 mol.L-1 . Em seguida, em outro tubo de ensaio, de mesmo volume que o anterior, adicionou-se 2 mL de solução de Cromato de potássio 0,1 mol.L-1.
Após isso, adicionou-se com uma pipeta uma solução de NaOH 1 mol.L-1. ao tudo contendo Dicromato de Potássio, até que fosse notada certa mudança na coloração da solução.
Para o tubo contendo solução de Cromato de Potássio, adicionou-se uma solução de HCl 1 mol.L-1, até que fosse notada mudança na coloração da solução.
II - Equilíbrio de sistemas químicos
Em uma proveta de 50 mL, adicionou-se 1 mL de solução de FeCl3, 1 mL de solução de KSCN e 38 mL de água. Agitou-se a solução.
Em seguida, numerou-se 4 tubos de ensaio: 1,2,3,4.
Em cada tubo de ensaio, foram adicionados 10 mL da solução contida na proveta.
Ao tubo 1, adicionou-se 2 mL de solução de FeCl3. Agitou-se a solução.
Ao tubo 2, adicionou-se uma ponta de espátula de KSCN sólido. Agitou-se a solução.
Ao tubo 3, adicionou-se uma ponta de espátula de NH4Cl sólido. Agitou-se a solução.
O tubo 4 serviu como padrão de comparação para as colorações obtidas nos demais tubos.
III - Equilíbrio de sistemas químicos
Preparou-se 3 tubos de ensaio limpos e numerados. A eles, foram adicionados 1 mL de solução aquosa de cloreto de cobalto 0,25 mol.L-1. Após isso, adicionou-se 0.5 mL de HCl a cada tubo.
O tubo 1 foi mantido como padrão. Já o tubo 2 foi aquecido em banho-maria, e o tubo 3 foi resfriado em um banho de gelo.
Feito isso, foram invertidos os procedimentos, ou seja, o tubo 2 foi resfriado e o tubo 1, aquecido. Observaram-se os resultados, que serão discutidos em seguida.
4-Resultados e discussões
4.1 Resultados Obtidos
I –
De acordo com o principio de Le Châtelier, se um sistema químico está em equilíbrio e adiciona-se uma substância, a reação se deslocará de forma a restabelecer o equilíbrio pelo consumo da parte da substância adicionada. Portanto, o deslocamento do equilíbrio será no sentido que minimize ou reduza esta variação.
O efeito da concentração no equilíbrio químico, foi observado no equilíbrio entre CrO42- e Cr2O72-.
Observou-se que a solução de K2Cr2O7 adicionada no tubo 1, inicialmente tinha uma coloração característica laranja. Após a adição de algumas gotas de NaOH à solução, observou-se que a cor laranja, característica da solução de K2Cr2O7 mudou para amarelo. A mudança na coloração da solução indica que ocorreu deslocamento no equilíbrio na reação.
O equilíbrio entre CrO42- e Cr2O72 é representado pela seguinte equação:
2 CrO42- (aq) + 2 H+(aq) Cr2O7 2-(aq) + H2O(l)
Com a adição da solução de NaOH à solução diminuiu-se a acidez, pois a concentração de prótons foi diminuída pela reação com OH- e a formação de H2O, de modo que o equilíbrio fosse deslocado para a direita, ou seja, no sentido de liberar mais íon H+ e formar íons Cr2O7 2- , o qual possui coloração característica amarela. A mudança da coloração deve-se ao fato dos cromatos produzirem soluções amarelas quando solúvel em água. Assim, o equilíbrio foi deslocado
...