INDÚSTRIA DE CLORO
Projeto de pesquisa: INDÚSTRIA DE CLORO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nox1 • 13/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 451 Visualizações
Cloro
1
Sumário
Indústria de Cloro..............................................................4
História...............................................................................5
Ação...................................................................................6
Efeitos................................................................................7
Compostos.........................................................................8
Processos Produtivos.........................................................9
Presença na Natureza......................................................10
Conclusão.........................................................................11
Anexos.............................................................................12
3
Trabalho de Físico-Química
Produtos tóxicos obtidos a partir do cloro
Apresentação em tema: INDÚSTRIA DE CLORO. Características Nome: Cloro Número Atômico: 17 Números Atômicos: 17 Símbolos Químicos: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração.
Solicitado por: Marcelo Araújo
2
Indústria de Cloro
Características Nome: Cloro Número Atômico: 17 Números Atômicos: 17 Símbolos Químicos: Cl Símbolo Químico: Cl Configuração Eletrônica: [Ne] 3s13p5Abundância: Terra: 130 PPM Substância Elementar mais comum : Cl2 Classe de Substâncias Elementares : Não Metal Origem : Natural Estado Físico : Gás Ponto de Fusão : 172 K Ponto de Ebulição : 239 K
4
História
História No ano de 1774 por Scheele foi a primeira vez que o gás cloro foi preparado. No ano de 1774 por Scheele foi a primeira vez que o gás cloro foi preparado. Ácido oximuriático Ácido oximuriático Davy em 1810 provou que o gás era uma substância elementar. Davy em 1810 provou que o gás era uma substância elementar.
Na natureza não é encontrado em estado puro. A obtenção mais abundante é através da eletrólise no Cloreto de Sódio (NACL)
Fluxograma da Eletrólise do Cloreto de Sódio
Ação Biológica O cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar. O cloro tem um odor característico que o torna facilmente detectável a partir de uma concentração mínima no ar. Ele provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele.
5
Ação
Ação Biológica Pode ser detectada no ar pelo seu odor a partir de 3,5 PPM, sendo mortal a partir de 1.000 PPM. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 PPM, sendo mortal a partir de 1.000 PPM. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.
6
Efeitos
Efeitos Adversos a saúde humana: Inalação: tosse, irritação das mucosas, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento. Pele: Contato pode causar queimaduras e destruição de tecidos. Olhos: Altas concentrações no ar ou contato direto podem causar queimaduras.
Aplicações Fins sanitários. Fins sanitários. Indispensável para a potabilização da água. Indispensável para a potabilização da água. Desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc. Branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc.
7
Compostos
Compostos: Hipoclorito de Sódio Hipoclorito de sódio pode ser preparado pela absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio mantida em resfriamento (abaixo dos 40 °C): Portanto, o NaClO é produzido industrialmente pela eletrólise de uma
...