Inorgânica - Metais Alcalinos
Por: Gabriela de Paula • 25/11/2015 • Relatório de pesquisa • 2.806 Palavras (12 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
GABRIELA CORDEIRO DE PAULA
GUILHERME VIEIRA
THAIS THEOMARIS DOS SANTOS GRABOWSKI
PRÁTICA 1: ESTUDO DE ALGUMAS PROPRIEDADES DOS METAIS ALCALINOS
PONTA GROSSA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 Lítio
1.2 Sódio
1.3 Potássio
1.4 Rubídio
1.5 Césio
1.6 Frâncio
2. MATERIAIS E MÉTODOS
3. PROCEDIMENTO
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
7. QUESTÕES
INTRODUÇÃO
O Bloco “s” da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico s. O elétron de maior energia de um elemento químico é denominado "elétron diferenciador" ou "elétron de diferenciação".
Os grupos de elementos que pertencem ao bloco "s" são: Metal alcalino: grupo 1, Metal alcalino-terroso: grupo 2 , Hidrogênio e hélio.
Na prática realizada estudamos algumas propriedades dos metais alcalinos, elementos do Grupo 1 (1A) da Tabela Periódica, constituindo uma família ou uma série química. Formada pelos seguintes metais: Lítio (Li), sódio (Na), potássio(K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Os metais alcalinos apresentam configuração eletrônica terminada em ns1. O único elétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, e protegido pela camada interna preenchida. Por isso esse elétron pode ser removido com facilidade. Em contraste, os elétrons internos estão próximos ao núcleo, mais firmemente ligados, sendo muito difícil removê-los. Reagem muito facilmente com água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substancias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com oxigênio produzindo óxidos.
1.1 Lítio
O lítio (grego lithos, pedra ) é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 u, contendo na sua estrutura três prótons e três elétrons. Foi isolado pela primeira vez em 1817, por J. A. Arfvedson.
Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É o metal mais leve, a sua densidade é apenas metade do que a da água. Como os demais metais alcalinos é monovalente e bastante reativo, porém menos que o sódio, por isso não é encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porém se a combustão ocorrer violentamente a chama adquire uma coloração branca brilhante.
É um elemento empregado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias elétricas e, seus sais, no tratamento de transtorno bipolar.
1.2 Sódio
O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim) , de número atômico 11 ( 11 prótons e 11 elétrons ) e massa atómica 23 u. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda caústica fundida (se a eletrólise for feita com solução de soda cáustica, irá se obter hidrogênio e oxigênio apenas).
Semelhante aos outros metais alcalinos é um metal macio, leve e de coloração prateada. É muito abundante na natureza, encontrado no sal marinho e no mineral halita. É muito reativo, no teste de chama arde na cor amarela, se oxida com o ar, reage violentamente com a água e é muito corrosivo quando entra em contato com a pele. Não é encontrado livre na natureza. Decompõe a água produzindo um hidróxido com desprendimento de hidrogênio. Normalmente não arde em contato com o ar abaixo de 388 K (115 °C).
...