LIGAÇÕES QUIMICAS E AS PROPRIEDADES DAS SUBSTANCIAS
Por: jessika1357 • 19/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 741 Visualizações
[pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO PARÁ
NOME
DYELE TORRES
ERICK PATRICK
FERNANDO TRINDADE
JESSICA LUANA
JULIANE CRISTINE
LIGAÇÕES QUIMICAS E AS PROPRIEDADES DAS SUBSTANCIAS
[pic 3]
BELÉM-PA
2017
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVO 4
2. MATERIAS E METÓDOS 4
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
3.1 PROCEDIMENTO 01 ...........................................................................................................4
3.2 PROCEDIMENTO 02 ..........................................................................................................4
3.3 PROCEDIMENTO 03 ...........................................................................................................5
4. RESULTADOS 6
5. CONCLUSÓES 7
6. QUESTOES PARA DISCURSSÃO......................................................................................................7
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
- INTRODUÇÃO
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substancia ou composto. Na natureza existe aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substancia químicas.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos - LIGAÇÃO IÔNICA, através do compartilhamento de elétrons - LIGAÇÃO COVALENTE; e há LIGAÇÃO METÁLICA, onde ocorre uma força de atração entre os átomos do metal, mas não a perda de elétrons.
- OBJETIVO
Verificar o comportamento das substancias relacionando-o com os tipos de ligações químicas estabelecidas entre seus elementos constituintes.
2. MATERIAS E METÓDOS
- Material
- Capsula de Porcelana
- Béquer
- Proveta
- Pisseta
- Aparelho para condutividade elétrica
- Métodos
- Lavar a ponta dos fios de cobre do aparelho de condutividade com HCL concentrado.
- Reagentes
- NaOH(s)
- Sacarose (C22H22O11)
- Naftalina (C10H8)
- Álcool Etílico (C2H5OH)
- Gasolina (C5H12 a C10H22)
- HCL (aq.)
- Agua destilada
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 PROCEDIMENTO 01
A experiência foi realizada em duas partes: aquecimento e condutibilidade elétrica. Na primeira parte, sobre a análise da substância quando aquecida, pegou-se com a espátula uma pequena quantidade de HIDROXIDO DE SÓDIO sólido e colocou-o em uma capsula de porcelana pequena limpa e seca.
Na segunda parte, logo após utiliza-se o aparelho de estudar a condutividade elétrica, e observamos que antes do aquecimento a lâmpada não acendeu para nenhuma das substancias, logo conclui-se é uma substância molecular, que não possui carga. Este foi aquecido numa chapa O mesmo procedimento foi repetido com a sacarose, e em seguida observou-se o que ocorreu com cada substância após o aquecimento. Após o aquecimento nota-se que houve condução de energia para o HIDROXIDO DE SODIO, mas já a SACAROSE nota-se que não ocorreu uma condutividade. No quadro a seguir mostra os resultados do procedimento:
COMPOSTO | SOLIDO | FUNDIDO |
Hidróxido de sódio (NaOH) | Não conduz | Conduz |
Sacarose (C22H22O11) | Não conduz | Não conduz |
3.2 PROCEDIMENTO 02
Foram numerados três béqueres:
Béquer 1
Adiciona-se aproximadamente 50 ml de água destilada ao béquer, logo após utiliza-se o aparelho de estudar a condutividade elétrica, e observamos que a lâmpada não acende, logo conclui-se que água destilada (H2O) é uma substância molecular, que não possui carga.
Béquer 2
Adiciona-se aproximadamente 50 ml de água destilada ao béquer. Depois adicionou-se uma pequena quantidade de NaOH, agitando-se com o bastão até a sua dissolução. Logo após utiliza-se o aparelho de estudar a condutividade elétrica, e observamos que a lâmpada acende, logo conclui-se que o NaOH tem bastante condutividade, acendendo intensamente a lâmpada, então é uma substancia com ligação iônica, que possui carga através da doação e recepção de elétrons entre os átomos.
...