Latão
Resenha: Latão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luluchxa • 1/9/2014 • Resenha • 691 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Latão
Latão é uma liga de cobre e zinco, no qual as proporções de zinco e cobre produzem uma variada gama de tipos de latão com diferentes propriedades.
Latão é uma liga utilizada para decoração por sua aparência brilhante ouro-como, baixo atrito em aplicações onde é necessário, como fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, e válvulas, canalizações eléctricas e aplicações de requisições anti-oxidantes.
Latão é de conhecimento e emprego dos seres humanos desde a pré-história, produzido inicialmente pela fusão de cobre com Calamine, um minério de zinco. Durante o processo de fusão, o zinco é extraído do Calamine e misturado com o cobre. O zinco, por outro lado, também tem um baixo ponto de fusão tendo sido produzido por antigas técnicas de metalurgia .
Tipos de Resíduos de Latão:
Latão Cavaco - Limalhas derivadas de usinagem em geral
Pingo - Derivados de fundição de latão
Sucata em Geral - Torneiras, chuveiros, antenas, aquecedores, ralos, registros, válvulas, misturadores de lavatórios, etc...
Pontas - Derivado de usinagem de vergalhão latão
Estamparia - Retalhos de estamparias em geral
Tomback - Retalhos de estamparias de peças de material elétrico, eletrônico, etc.
O Latão é um metal com uma liga composta por cobre e zinco, as percentagens da liga metálica do latão podem variar consoante a utilização a que se destina o metal. Outros elementos podem também estar presentes na liga para transmitir outras propriedades vantajosas ao metal. Esses elementos incluem ferro, alumínio, níquel e silício.
Outras liga metálicas podem também estar presentes para melhorar propriedades. Esses elementos incluem ferro, alumínio, níquel e silício.Latão é mais comumente caracterizado por sua livre usinagem usinagem graus pelo qual as normas são fixadas para os outros metais.Latão também pode ter alta resistência à corrosão e elevada resistência à tração. Alguns tipos de latão também são adequados para serem forjados a quente.
Após fundido, o latão adquire um tom dourado brilhante, podendo ser polido e assumir um tom dourado brilhante tal como o ouro, no entanto menos vivo. Sem polir ou um revestimento de verniz de protecção, o latão pode, com o tempo, manchar através de um processo conhecido como oxidação. Esta oxidação, afeta principalmente a superfície do latão, que pode ser ocasionada propositadamente ou involuntariamente através do contacto com o oxigênio.
O latão é mais fácil moldar do que o cobre ou zinco (elementos da liga do latão que ligados conferem um metal mais rígido – latão), e alterar a quantidade dos elementos da liga do latão, de cobre e zinco, podem tornar o latão mais rijo ou mais suave para trabalhar. Com o latão podem-se fabricar os mais diversos objectos, nomeadamente a joalharia e bijuteria podem ser feitos com este metal. Também instrumentos como o trompete, trompa, saxofone, trombone, tuba, e algumas gaitas são feitas de latão, também muitas moedas, luminárias, lâmpadas, móveis, obras de arte, maçanetas, parafusos, e etc.
O latão depois de trabalhado não
...