TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liofilização

Por:   •  1/6/2016  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

  1. INGRID RIBEIRO CARVAJAL TOTA – RA 1001602

LIOFILIZAÇÃO

Jundiaí – SP

2015

  1. INGRID RIBEIRO CARVAJAL TOTA – RA 1001602

LIOFILIZAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina Física Industrial do curso de Farmácia do Centro Universitário Padre Anchieta, para avaliação do Prof.º Dr(a)  Andreza Barbosa Gomide.

Jundiaí – SP

2015

LIOFILIZAÇÃO

  Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação, secagem em estufa e secagem natural com o objetivo de desidratar o elemento, que pode ser um alimento, um medicamento, enfim, qualquer produto que tenha água em sua composição.

PRINCÍPIO E TIPOS

  O processo de liofilização por sublimação passa do estado sólido para o gasoso e se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido, este ocorre quando o alimento congelado é submetido à condições de pressões muito baixas, o produto é colocado em câmaras herméticas, o ar de dentro é removido através de bombas de alto vácuo, criando a condição para que ocorra a sublimação da água. Com a remoção da água por este processo, as características nutricionais do alimento são preservadas.
Ainda no processo de liofilização é usado além da sublimação, a desidratação por estufa. Nesse processo
implicam o uso de equipamentos e condicionamento do ar e secagem pelo controle da temperatura, umidade relativa e velocidade do ar de secagem. O ar quente transporta calor para o produto a ser desidratado, promove a evaporação da água nele contido que, em seguida, é liberada para o ambiente. Por não depender de condições climáticas, favorece a obtenção de um produto de qualidade superior e um menor tempo de processamento.
A secagem natural consiste em expor a matéria-prima por longos períodos à radiação solar e sob condições climáticas de temperaturas relativamente altas, ventos com intensidade moderada e baixas umidades relativas. Este método é muito demorado e favorece a ocorrência de perdas de produto devido a contaminações de insetos e micro-organismos, se cuidados especiais de manipulação e higiene não forem observados.
Os sistemas indiretos de aquecimento do ar de secagem podem utilizar como fonte de energia o próprio sol, a lenha, o gás, o óleo, o vapor, forno de microondas, forno caseiro e a energia elétrica.

  Que tipos de produtos são liofilizados? 1. Não-biológicos, onde o processo é usado para desidratar ou concentrar reativos ou substâncias químicas sensíveis ao calor. 2. Bio-produtos não vivos, esta compreende a principal área de aplicação e inclui: a) enzimas, hormônios, antibióticos, vitaminas, hemo-derivados, anticorpos, vacinas inativadas, etc. Este sub-grupo inclui fármacos que podem ser usados para diagnóstico e terapêutica; b) ossos e outros tecidos do corpo para uso cirúrgico ou médico; c) alimentos, onde propriedades organolépticas são importantes; d) bio-produtos úteis industrialmente. 3. Organismos vivos, onde células reconstituídas depois da secagem devem poder crescer e multiplicar-se para produzir nova progênie. Exemplos incluem bactérias e fungos usados como culturas de semente ou vacinas viróticas atenuadas. 4. Usos diversos: livros danificados por inundações, artefatos de museu, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com