Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos
Por: nataliaacabraal • 2/1/2017 • Relatório de pesquisa • 3.668 Palavras (15 Páginas) • 1.333 Visualizações
[pic 1] Universidade Federal do Amazonas [pic 2]
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos
Manaus
2016
Natália Cabral Noronha
Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos
[pic 3]
Manaus
2016
Sumário
1. Resumo
2. Introdução
3. Objetivos:
4. Materiais e Reagentes
5. Procedimento Experimental
6. Resultado e discussões
7. Questionário
8. Conclusão
9. Referencias
- Resumo
Nessa aula prática, irá ser verificado as propriedades metálicas dos grupos dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, será observada a reatividade do magnésio, esse elemento é essencial na vida do ser humano, e é um importante constituinte da clorofila. Constataremos a formação de óxidos e hidróxidos, a solubilidade dos compostos dos grupos IA e IIA e identificar íons dos metais alcalinos e alcalino-terrosos em soluções de sais.
Observou-se que o óxido de potássio (K2O) é reativo quando entra em contanto com o ar, ao contrario do óxido de magnésio (MgO).
Mostrou-se a reatividade do magnésio, fazendo as seguintes reações: Mg(s) + HCl(l) → MgCl2(aq) + H2(g) obtendo uma cor incolor; Mg(s) + H2O(l) → MgO + H2 não ocorreu mudança nas características do composto; Mg(s) + O2(g) →MgO(s) Formou-se uma pequena luz quando o magnésio foi queimado.
Observou-se 4 soluções saturadas: Cloreto de bário (BaCl2), Cloreto de cálcio (CaCl2), Cloreto de sódio (NaCl), Cloreto de potássio (KCl) e suas respectivas cores.
Reagiu-se K2CO3 + H2O → KHCO3 + KOH; KCl + H2O e NaNO3 + H2O em todas as reações obteram-se soluções ácidas, solúveis e homogêneas
Hidróxido de sódio e cálcio, cloreto de sódio e cálcio, carbonato de cálcio e nitrato de sódio, foram reagidos com H2O, na maioria das reações não houve aquecimento, alguns ficaram solúveis ou insolúveis e muitos permaneceram homogêneos.
Portanto, foi observado as principais características dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos ao longo de cada reação feita.
- Introdução
Metais Alcalinos e Metais Alcalinos Terrosos
Os elementos constituídos no grupo 1 são chamados de metais alcalinos. Suas propriedades químicas são bastantes semelhantes, sendo sua principal característica. Já os elementos constituídos no grupo 2 são chamadas de metais alcalinos terrosos. São chamados de terrosos pois seus óxidos, antigamente, eram chamados de terra. (ATKINS, 2006)
Reatividade
A reatividade dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos em relação à outros grupos da tabela periódica, aumenta com o aumento da eletropositividade (tendência de um átomo perder seus elétrons), ou seja quanto maior a eletropositividade do elemento, maior será sua reatividade. (COTTON)
Dentre dos dois grupos, os metais alcalinos reagem mais violentamente. Os seus potenciais padrão são negativos, são redutores e reagem com agua liberando gás hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos. A reação se torna cada vez mais forte à medida que descemos no grupo. Obs.: Potencial padrão é uma tabela que mostra os potenciais de redução para indicar se o metal irá se reduzir ou oxidar. (ATKINS)
A reação da agua com o potássio é forte o suficiente para inflamar o hidrogênio, segue a reação: K + H2O KOH + H2 Formando o hidróxido de potássio, conhecido como potassa cáustica, e o gás hidrogênio. Por outro lado, o lítio sólido reage mais lentamente com a agua do que os outros metais do grupo I, pois a energia de ligação de seus átomos é maior, sendo mais difícil de ser quebrada. (ATKINS)[pic 4]
Os metais alcalinos terrosos não reagem tão violentamente, como os metais alcalinos, apesar de serem bons redutores. Geralmente, eles reagem com ácidos para produzir gás hidrogênio
Mg + H Mg + H2 A capacidade de redução desses elementos aumenta conforme o numero atômico, como consequência, o cálcio e os outros elementos mais pesados do grupo 2 reagem diretamente com a agua que poderá formar pequenas quantidade de hidrogênio. [pic 5]
Ca + H2O Ca(OH)2 + H2 (MIESSLER)[pic 6]
...