Método de titulação
Ensaio: Método de titulação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taicmarinho • 15/6/2014 • Ensaio • 249 Palavras (1 Páginas) • 309 Visualizações
01) Para o ácido fosfórico, porque falamos que o "3o H+ " não tem utilidade
analítica?
A terceira constante de dissociação do acido fosfórico é tão pequena (Ka3 corresponde a um ácido tão fraco quanto a água ) que o terceiro hidrogênio ionizável do sistema H3PO4 não tem interesse analítico.
02) A “solução paralela feita com fosfato diácido de potássio” é também
conhecida como “padrão de referência de cor”, qual a sua função em uma
metodologia de análise?
A mudança de pH no primeiro ponto de equivalência não é muito pronunciada. Usando se alaranjado de metila ou verde de bromocresol como indicador, é necessário que uma determinação paralela com fosfato diácido de potássio seja feita, de modo a ser possível uma comparação de cor para observação do ponto de viragem do indicador.
03) Porque que na titulação no segundo ponto de equivalência, dependendo do
indicador empregado, há necessidade de adição de solução saturada de NaCl?
Em pH em torno de 9,6 ocorre o segundo ponto de equivalência do sistema. Nesta região de pH pode- se empregar fenolftaleína ou azul de timol como indicado. A transição de cor deste indicadores, no entanto ocorre antes do ponto desejado se não for adicionado ao meio uma solução saturada NaCl, a qual, aumentando a força iônica do meio diminui a extensão da hidrólise dos íons HPO42.
04) Admitindo que a titulação no segundo ponto de equivalência é a que apresenta
menor erro de titularão, pergunta-se: titulação no primeiro ponto de
equivalência pode ser recomendada? Explique sua resposta.
...