O Teste de Confirmação da Fabricação do Biodiesel
Por: Miguel Kassius • 19/9/2021 • Relatório de pesquisa • 442 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em Química
Tutor: Edson Oliveira
Teste de confirmação da fabricação do biodiesel – 2ª prática
- CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
- Disciplina Química II
- Prof° Dr° Pierre Mothé Esteves
OBJETIVO
Confirmar o biodiesel fabricado na prática anterior.
INTRODUÇÃO
Cromatografia
A cromatografia ("chrom"/cor e "graphe"/escrever) é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra move-se através dela.
Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel, cromatografia de camada delgada, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. A seleção do tipo de cromatografia adequada depende do material a ser isolado e, freqüentemente, diversos métodos cromatográficos podem ser usados sequencialmente para que seja obtido um composto na forma pura.
Nesta prática utilizaremos a cromatografia de camada delgada, na qual a fase estacionária é uma camada fina formada por um sólido granulado (sílica, alumina, poliamida, etc.) depositado sobre uma placa de vidro, alumínio ou outro suporte inerte.
Pequenas gotas de solução das amostras a serem analisadas são aplicadas repetidas vezes com o auxílio de um capilar em um ponto próximo ao extremo inferior da placa. Deixa-se a placa secar e, então coloca-se a mesma em um recipiente contendo a fase móvel (solvente ou mistura de solventes). A polaridade do solvente deverá ser de acordo com a substância que se deseja separar. Como somente a base da placa fica submersa, o solvente começa a molhar a fase estacionária e sobe por capilaridade.
[pic 2] [pic 3]
A placa é transferida para uma cuba cromatográfica contendo o solvente, que ascende pela placa cromatográfica.
[pic 4] [pic 5]
Durante este processo, chamado desenvolvimento do cromatograma, os vários componentes da mistura são separados. A separação é baseada em muitos equilíbrios dos solutos entre as fases móvel e estacionária e resulta das diferenças de velocidade, nas quais os componentes individuais da mistura migram pela placa.
Desenvolvido o cromatograma, a placa é removida da cuba e deixada para secar, até que esteja livre do solvente. Se os componentes da amostra forem coloridos, manchas dispostas verticalmente na placa serão visíveis.
Se os componentes da amostra não forem coloridos, deve-se empregar um método de visualização como por ex.: luz ultra-violeta e vapor de iodo.
TÉCNICA
Realizar cromatografia de camada delgada, tendo sílica como fase estacionária e uma mistura de hexano:acetato de etila 9:1 como fase móvel. Comparar o perfil do biodiesel obtido com o perfil do óleo de soja novo (usado como padrão).
...