O surgimento e aplicação de Èter
Artigo: O surgimento e aplicação de Èter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alissonlf55 • 5/8/2014 • Artigo • 251 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Ocorrência e aplicações. Salvo raras exceções, os éteres que ocorrem na natureza apresentam o grupo metoxi. São exemplos: vanilina, anisol, veratrol, os éteres que ocorrem em saponinas, alcalóides e esteróides. Empregados principalmente como solventes, os éteres vinílicos produzem importantes polímeros. A indústria têxtil utiliza éteres de celulose. Alguns éteres superiores têm aplicação como emolientes. Os éteres etílicos, metilpropílico e vinílico são anestésicos, como também os éteres ciclopropílicos. O guaiacol e o eugenol são anti-sépticos e têm ação anestésica local. A vanilina é largamente usada como essência.
Éter etílico. O éter etílico, também denominado éter dietílico, óxido de etila, óxido de dietila, éter sulfúrico, etoxietano e éter, é o mais importante dos éteres. É um líquido incolor, volátil, de cheiro característico. Industrialmente, pode ser obtido pela desidratação do álcool etílico por intermédio do ácido sulfúrico a 140o C. É também obtido como produto secundário na fabricação de álcool etílico a partir do eteno. Constitui excelente solvente para óleo, gordura, goma e alcalóides. É empregado na fabricação de colódio, seda artificial e pólvora sem fumaça. Bom solvente de substâncias orgânicas, mau solvente de substâncias inorgânicas, apresenta reduzida miscibilidade com água. É importante agente de extração no processo de concentração de ácido acético e outros ácidos orgânicos.
O éter etílico também se usa como anestésico, assim como o éter metilpropílico e vinílico. Exerce eficiente ação paralisante sobre o sistema nervoso. Permite farta oxigenação, mas tem o inconveniente de irritar as vias respiratórias e os rins. Eleva a tensão intercraniana e, utilizado por inalação, tem ação narcótica.
...