Oficina: Alquimia: A história da química
Por: olivemarta • 9/8/2018 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
II Encontro de Química e Física - 2018
Oficina: Alquimia: A história da química
Equipe Executora
Nome do aluno: Rebeca de Oliveira Costa
Telefone: 77 9 8846-2807 / 73 9 9122-1868
E-mail: rebecaquimicaa@gmail.com
Nome do aluno: Marta Maria Oliveira dos Santos
Telefone: 77 9 9140-8619
E-mail: qui_martinha@hotmail.com
Objetivo: Demonstrar processos históricos da química e instigar os alunos ao estudo do mesmo, apresentando curiosidades e práticas para que o corpo discente entenda que a química em si se dá por um processo de construção, não apenas fatos ocorridos isoladamente.
Público: Dependerá do tamanho do laboratório a ser liberado, inicialmente propomos 10 alunos. Se for um ambiente maior, poderá chegar a 15.
Local: Laboratório de Química, esse é o ambiente ideal para que os discentes tenham um contato maior com os temas em destaque e se sintam participando de uma experiência real da química.
Descrição: A oficina será realizada em três momentos: 1° explanação da temática proposta através de uso de slides e quadro branco apresentando uma introdução sobre a história da química, inserindo os alunos na história da química, expondo os várias curiosidades sobre os químicos da época, sempre ressaltando a parte da magia para despertar o interesse no alunos, mas esclarecendo que os alquimistas eram os químicos de hoje e que suas “magias” são nada mais que reações químicas, na qual muitas dessas práticas exercidas contribuíram de forma significante para a química que conhecemos hoje. Assim, conseguimos despertar o interesse dos alunos para fazermos o uso de experimentações.
Após a explanação, será apresentado algumas orientações e regras de segurança em laboratório, já que os mesmos não possuem experiência alguma manuseando reagentes. Os alunos serão divididos em 2 grupos (caso tenhamos 10 inscritos) ou 3 grupos (caso tenhamos 15 inscritos).
Para a escolha dos experimentos, levamos em consideração a demonstração das curiosidades referentes à alquimia, como o surgimento da fábula “Drácula”. Nesta optou-se pelo experimento do sangue falso, pois assim pode-se fazer uma relação entre um vampiro e sua sede por sangue, construindo assim um ambiente mais dinâmico no preparo das práticas e como consequência instigando os alunos para as experimentações.
Para relacionar as bruxas citadas na apresentação, será realizado o experimento do semáforo, na qual a reação consiste em mudar de cor conforme a mistura é agitada para que a mesma retorne ao seu equilíbrio. Desta forma pediremos para que os alunos se imaginassem como os alquimistas do século XV, afim de que os mesmos entendam a realidade das pessoas e que algo simples como uma mudança de coloração em um liquido era considerado bruxaria.
Nesse mesmo sentido, será utilizado o experimento do “isopor que desaparece”, em que como mágica, o isopor derrete em um liquido.
Já a pasta de dente de elefante, caracteriza a presença do oxigênio, já que foi um dos elementos mais importantes e que sua descoberta se deu durante séculos, afirmando assim para os alunos que a ciência não é algo pronto e acabado, mas depende de todo um desenvolvimento, fazendo com que os alunos desenvolvam um pensamento crítico.
Finalizaremos com uma breve conclusão sobre os experimentos e com a entrega de um material impresso sobre a história da química.
Materiais: Datashow, água destilada, espátulas, provetas, balões de fundo chato, béquers e reagentes abaixo:
...