Os Metais de Sacrifício
Por: Diego Costa • 17/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 816 Visualizações
METAIS DE SACRIFICIO
Metal de sacrifício (conhecido também como anodo de sacrifício) são quaisquer metais utilizados em estruturas que se localizadas em ambientes oxidantes, cujo objetivo proteger o metal “principal” de um ataque químico (corrosão), em outras palavras sua função é ser oxidado em seu lugar. Para que tal fenômeno ocorra é necessário que o metal a ser sacrificado tenha um menor poder de “redução” que o metal utilizado na estrutura, e a utilização dos metais de sacrifício é um método de proteção catódica.
[pic 1]
Navio exposto a corrosão
Como a composição da liga metálica é importante para que se tenha eficiência do anodo de sacrifício, são adicionados outros elementos com o intuito de buscar características desejadas, dentre elas o potencial de corrosão suficientemente negativo (motivo pelo qual se adiciona manganês aos anodos de magnésio), a alta eficiência do anodo (que deve ser limpo de substâncias que podem dar inicio ao processo de corrosão ou tornar ineficiente) e o esta do ativo, para que o anodo seja corroído uniformemente.
[pic 2]
Existem diversas ligas metálicas que são utilizadas como metais de sacrifício, dentre elas a liga de zinco, liga de alumínio e a liga de magnésio, sendo o mais utilizado o de magnésio por possuir um potencial bastante negativo, o que permite valores elevados de correntes. Sua composição normalmente é de 6% de alumínio e 6% de zinco, composição esta que reduz a formação de picaduras no magnésio e aumenta sua eficiência de corrente.
Em uma embarcação, se não fossem os metais de sacríficos presos em seu casco, o ferro utilizado na fabricação deste oxidariam facilmente quando em contato com a água do mar. A vantagem de utilizar esses metais e que substituir as plaquetas de magnésio é mais barato que substituir a estrutura de ferro.
[pic 3]
Metal de sacrifício parcialmente corroído ligado ao casco de um navio.
Embora essas peças sejam as menores em uma embarcação, concluímos que elas são as mais importantes pois garantem o bom funcionamento e estado de equipamentos metálicos em contato com a água.
LIGAS METALICAS
IMPORTÂNCIA E PROPRIEDADES DOS METAIS UTILIZADOS:
Ligas metálicas são uma mistura de dois ou mais elementos sendo necessário que pelo menos um deles seja um metal, um exemplo e o aço, a liga metálica mais utilizada no cotidiano, o qual são produzidos nas siderurgias sendo sua composição principal o ferro (cerca de 98,5%) e outros constituintes, como carbono (0,5 a 1,7%), silício, enxofre e fosforo. As ligas metálicas possuem propriedades interessantes para as indústrias, as quais não são encontradas nos metais individualmente, dentre eles diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da resistência mecânica e aumento da dureza.
[pic 4]
Produção de liga metálica
As ligas metálicas podem ser classificadas como ligas ferrosas e ligas não ferrosas. A primeira o ferro é o principal constituinte. Sua utilização está principalmente em materiais de construção em engenharia, são versáteis, podendo ser adaptadas ampliando sua variedade de propriedade física e mecânica, porém são mais suscetíveis a corrosão. E a segunda, liga não ferrosa, são ligas, que conforme o nome já menciona, não tem o ferro como o seu principal componente. Essas são formadas principalmente por ligas de cobre, ligas de cobre-zinco e ligas de bronzes, entre outras.
Embora existam muitos tipos de metais, a maioria deles não é utilizada no estado puro, mas na forma de ligas com características alteradas em relação aos materiais de partida. Um dos objetivos é reduzir os custos de produção. As indústrias automobilística, aeronáutica, naval, bélica e de construção civil são os principais setores de consumo de metais em grande escala. As indústrias de eletrônicos e comunicações também são representativas e, embora seu consumo de metal seja pequeno, são vitais para a economia contemporânea.
Uma liga metálica é um material que possui características semelhantes às dos metais e contém pelo menos um metal em sua composição. Existem ligas formadas apenas de metais e ligas formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e metais e não metais (carbono, fósforo). Curiosamente, as ligas têm propriedades diferentes dos elementos que as produzem.
- INDUSTRIA (AUTOMOBILÍSTICA)
Na instruía automobilista a maioria de suas estruturas e componentes de funcionamento são de metais, entre eles temo o aço, liga metálica composta por ferro e carbono. Por causa de suas propriedades ele supre de forma satisfatória os requisitos ligados à resistência mecânica, à conformabilidade, e resistência à corrosão.
O uso do alumínio nesta indústria e relativamente recente, este passou a ser utilizado devido sua densidade, que é cerca de 40% menos denso que o aço, o que permite reduzir consideravelmente o consumo de combustível utilizado. Além de ser um material mais leve, ele é resistente e possui boa capacidade de absorção de energia caso ocorra algum do impacto, com bons desempenhos e com suas propriedades mecânicas, este possui várias vantagens em relação ao aço, uma delas é possibilita a redução do peso do carro, o que melhora sua performance. Ele além de presente em painéis da carroceria ou chassi, alumínio é utilizado na fabricação de rodas e em alguns motores. Hoje vários fabricantes estão trocando o ferro fundido pelo alumínio na produção do bloco do motor e do cabeçote.
...