TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Apresentado ao Curso de Química

Por:   •  25/10/2024  •  Relatório de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

MEDIDAS DE MASSA E VOLUME DE LÍQUIDOS

PREPARO E DILUIÇÕES DE SOLUÇÕES

Projeto apresentado ao Curso de Química


SUMÁRIO

     

1. INTRODUÇÃO        4

2. PROCEDIMENTOS        4

2.1 MEDIDAS DE MASSA E VOLUME DE LÍQUIDOS        5

2.2 NOME DO EXPERIMENTO 2        6

3. RESULTADOS E CONCLUSÕES        7

4. CONCLUSÃO        8

5. REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

                 

O objetivo do experimento Medidas de Massa e Volume de Líquidos foi aprender a usar corretamente a balança analítica e também os materiais usados (vidrarias) para medir massa e volume de líquidos no laboratório.

 Foi realizado um experimento em laboratório virtual virtual, onde usamos pipetas, provetas, béqueres e a balança para fazer medições e entender como funcionam na prática e como a precisão e calibração pode influenciar nos resultados.

O objetivo da prática Preparo e Diluição de Soluções foi preparar uma solução de potássio (KOH) 0,1 mol/L, seguida de uma diluição da mesma solução. Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, em que uma delas é geralmente considerada como solvente e a outra substância, o soluto. Após a diluição, a solução apresentará uma nova concentração. A dissolução é o processo de incorporar o soluto no solvente, formando um sistema homogêneo. A técnica de dissolução mais simples é a agitação do soluto no solvente.

 O experimento teve o desenvolvimento das técnicas de manuseio de vidrarias e a realização de cálculos de concentração das soluções. Foram utilizadas balança analítica, proveta, béquer, balão volumétrico, bastão de vidro, espátula, vidro de relógio e pisseta.

  1. Procedimentos

O experimento Medidas de Massa e Volume de Líquidos foi usado jaleco e luvas para garantir a segurança, os béqueres de 50 mL e 250 mL e a proveta de 50 mL colocados sobre a mesa. Utilizada a pisseta para transferir 10mL de água destilada para o béquer de 50 mL, mediu-se o peso do béquer de 250 mL vazio, e em seguida, tarou-se a balança para medir somente o líquido. A pipeta foi utilizada para transferir 10 mL de água para outro recipiente, retirando o ar com a pera e succionando a água. Com a pipeta contendo 10 mL de água, medi a massa na balnça analítica. A proveta foi utilizada para medir 15mL de água, e em seguida, calculei a massa total de água ao subtrair a massa da proveta vazia. Comparei os valores obtidos entre os diferentes instrumentos: pipeta, proveta e béquer, para analisar as variações. Após as medições, limpei todos os materiais e guardei no armário e desliguei a balança.

Materiais utilizados: Balança analítica,béquer de 50 mL, béquer de 250 mL, pisseta com água destilada, pipeta de 10 mL, proveta de 50 mL, pera.

O experimento Preparo e Diluição de Soluções utilizou os materiais: balança analítica, balão volumetrico de 100 m, bastão de vidro, béquer de 50 mL, espátula, Hidróxido de potássio, pisseta com água destilada, proveta de 10 mL, vidro de relógio. Os equipamentos de protção indicados incluiu jaleco, luvas e óculos de proteção. A capela foi preparada com janela aberta, luz interna acesa e o exaustor ligado e todos os itens utilizados colocados na capela.

A balança analítica foi ligada e pesado o vidro de relógio, o vidro de relógio foi tirado da balança e tarou-se a balança, em seguida foi colocada uma quantidade de Hidróxido  de potássio no vidro do relógio e colado na balança para ser pesado e colado o conteúdo no béquer.  Adicionou-se 10 mL de água destilada no béquer com o KOH, dissolvendo o sólido com um bastão de vidro, foi transferido para o balão volumétrico de 100 mL.

O béquer foi lavado três vezes com 10 mL de água destilada, e cada lavgem foi adionada ao balão volumétrico. O volume do balão foi completado até o traço de aferição. O conteúdo do balão volumétrico foi transferido para  uma garrafa âmbar e rotulado.

2.1 mEDIDAS DE MASSA E VOLUME DE LÍQUIDOS

O objetivo deste experimento foi entender como medir massa e volumes em um laboratório, usando diferentes materiais. A ideia principal era medir a massa e o volume da água, ver como cada tipo de vidraria se comporta e também observar se a temperatura influencia a densidade da água. Utilizando a balança analítica, béquer de 250 mL, béquer de 50 mL, pipeta de 10 mL, proveta de 50 mL, pisseta com água destilada e equipamentos de proteção individual: jaleco e luvas.

Primeiro foi preparado o ambiente de trabalho, posicionando as vidrarias na mesa. Pesando o béquer vazio de 250 mL ele marcou 56,000 g. Depois de a balança  tarada e  adicionando a água a massa total ficou 65,8438 g. Em seguida foi pesada a proveta de 50 mL sem a água estava com 28,000 g , depois se tarada a balança analítica e com 15 mL de água, a proveta pesou 42,7657 g. Usamos a pipeta para medir 10 mL de água e também registramos a massa, durante o experimento a temperatura estava em 20℃,que consideramos nas medições.

Essas etapas ajudaram a entender como usar as vidrarias corretamente e a observar os resultados da medições de massa e volume.

2.2 PREPARO DE DILUICAO DE SOLUÇÕES

Neste experimento, o objetivo é preparar e diluir uma solução a partir de um reagente sólido.

Iniciou-se o experimento  usando os equipamentos de proteção individual e todos os materiais na capela, exaustor e luz ligados, depois pesou-se o vidro do relógio com a balança sem tarar onde registrou 42,1820 g, e pesou o Hidróxido de potássio com a balança analítica tarada onde  a massa registrou 0,5610 g, onde esse hidróxido de potássio foi colocado no béquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (712.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com