Quimica misturas heterogéneas
Tese: Quimica misturas heterogéneas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HelenMedeiros • 23/10/2013 • Tese • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 366 Visualizações
ÍNDICE
RESUMO 3
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 5
PARTE EXPERIMENTAL 6
DISCUSSÃO E RESULTADOS 8
CONCLUSÕES 10
RESUMO
Este experimento visa mostrar as técnicas de separação de misturas de quatro substâncias, tais como: areia lavada, cloreto de sódio, dicromato de potássio e limalha de ferro. Nele também é possível identificar os componentes obtidos em cada processo e analisarmos se houve perca de massa dos mesmos. Para a escolha dos melhores métodos para a separação da mistura, tivemos que ter um conhecimento prévio de algumas das propriedades das substâncias presentes.
Em nosso trabalho fomos limitados por não utilizarmos os equipamentos necessários, devido à falta de tempo. Neste caso não sendo utilizada a estufa para secagem da areia e limalha de ferro, para a devida separação magnética dos componentes. E mesmo com essa limitação conseguimos executar nosso trabalho com bom entendimento das técnicas aqui tratadas.
OBJETIVO
Nosso objetivo neste experimento é testar a eficácia de três métodos para separação de uma mistura heterogênea (polifásica). Além de, verificar a solubilidade da mistura, identificar as fases das substâncias (e possíveis mudanças e percas), durante o processo.
INTRODUÇÃO
Todas as substâncias encontradas na natureza (ou produzidas pelo homem) são misturadas com outras, mesmo que em pequenas proporções. Para encontrarmos substâncias com um maior grau de pureza é necessário ter meios tecnológicos. Estes meios dependem do tipo de mistura, pois assim, é possível escolher métodos mais adequados para a separação.
Qualquer processo utilizado na separação da mistura não altera a química das substancias. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.Para misturas homogêneas o método mais apropriado é a destilação fracionada que consiste no aquecimento da mistura até que atinja os diferentes pontos de ebulição.
Para misturas heterogêneas (polifásicas) existem vários procedimentos, neste experimento em especial, tivemos a oportunidade de testar os métodos de filtração onde o sólido da mistura fica retido no filtro enquanto o líquido o atravessa; dissolução fracionada que consiste na dissolução da mistura, o componente que não se dissolveu fica retido no papel, o mesmo então é secado para a separação do componente dissolvido; e a imantação que é utilizado um íma para separar um material que é atraído de outro que não é.
PARTE EXPERIMENTAL
Neste experimento utilizamos:
01 Tripé;
01 Tela de amianto;
03 Béqueres de 100ml;
01 Béquer de 50ml;
01 Bastão de vidro;
01 Suporte universal;
01 Garra;
01 Funil;
02 Papéis de filtro;
01 Bico de busen;
01 Pisseta;
01 Prendedor;
30ml de Água (20ml + 10ml);
10g de Areia lavada;
05g de Cloreto de sódio (NaCl);
15g de Dicromato de potássio (K₂Cr₂O₇);
10g de Limalha de ferro.
Inicialmente, misturamos os componentes (5g de NaCl, 10g de areia lavada, 10g de limalha de ferro, 15g de dicromato de potássio K₂Cr₂O₇) em um béquer de 100ml. Acrescentamos aproximadamente 20ml de água, e misturamos utilizando o bastão de vidro, após colocamos o béquer sobre a tela de amianto que se encontra em cima do tripé, com a ajuda do bico de busen aquecemos até quase obter a ebulição, este é o processo de dissolução fracionada, onde verificamos que o dicromato de potássio teve 100% dissolvido na água, já o cloreto de sódio teve apenas 40%.
Enquanto a mistura obtém a dissolução, aquecemos 10ml de água e dobramos o papel de filtro (formando um cone) este foi umedecido para a melhor fixação junto ao funil que se encontra com o suporte universal e a garra, abaixo do suporte encontrava-se outro béquer para o recolhimento do líquido que passara pelo filtro. Após a dissolução, despejamos a mistura (com o auxilio do prendedor) no filtro, dai o processo de filtração, logo em seguida despejamos 10ml de água aquecido juntamente com a mistura, para a melhor eficácia do processo. Após a secagem do papel-filtro (onde não tivemos tempo de executar), pudemos verificar que no filtro, ficou retido a limalha de ferro, a areia, e uma pequena porção de cloreto de sódio.
Com o auxilio de um íma pudemos separar a limalha de ferro das outras substâncias, neste caso ocorreu o processo de imantação. Pegamos o que restou no béquer (dicromato de potássio, e cloreto de sódio) e colocamos
...